Política Titulo Editorial
Hora de se posicionar
Do Diário do Grande ABC
29/03/2016 | 08:46
Compartilhar notícia
Aline Pietri/DGABC


Parece estar cada vez mais claro que a presidente Dilma Rousseff (PT) não concluirá o segundo mandato, para o qual foi eleita na disputa mais ferrenha da recente história da democracia brasileira. Caberá aos deputados federais aceitarem ou rejeitarem o pedido de impeachment que foi recepcionado pelo presidente Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Como os parlamentares representam a sociedade e exercem o poder em seu nome, conforme determina a Constituição da República promulgada em 1988, esta é a hora de as bases se manifestarem.

Existem inúmeros meios à disposição do cidadão para fazer com que sua voz chegue até os deputados ou os senadores – a quem caberá, de fato, julgar o impedimento da presidente, já que a Câmara apenas autoriza o Senado a analisar o mérito do pedido de impedimento. Inclusive os telefones e os e-mails dos parlamentares, cujos números e endereços podem ser facilmente conferidos nos sítios eletrônicos das duas Casas, na internet.

Outra maneira é manifestar o posicionamento por meio das entidades de classe. As do Grande ABC, conforme reportagem publicada hoje neste Diário, já começaram a emitir seus sinais. Muitas delas demonstram adesão à tese de queda de Dilma, à frente do Planalto há cinco anos, dos quais apenas um ano e três meses no segundo mandato. Subsecções da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) da região protocolaram nas respectivas Câmaras moção de apoio à abertura do processo de impeachment, igualmente defendido por dirigentes de associações comerciais.

Estas são as maneiras mais apropriadas, além das manifestações populares nas ruas do País, para que os deputados e senadores conheçam o pensamento dos brasileiros e assim possam expressar, no momento de votarem, a vontade soberana do povo. À movimentação da sociedade, os parlamentares devem somar a responsabilidade que têm com a democracia e a Constituição, que juraram defender ao tomar posse, e às leis. Dilma só deve ser apeada do poder se, de fato, tiver cometido crime de responsabilidade. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;