Setecidades Titulo Saúde
Pacientes aguardam dois meses por exame de sangue

Em São Bernardo, simples coleta, antes feita semanalmente, passou a ser agendada; funcionários culpam alta demanda

Vanessa de Oliveira
do Diário do Grande ABC
29/03/2016 | 07:07
Compartilhar notícia
Anderson Silva/DGABC


Quando o assunto é Saúde, agilidade é a palavra de ordem. Mas na rede pública de São Bernardo um simples exame de sangue demora, ao menos, dois meses para ser realizado. Em Ribeirão Pires, por exemplo, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o tempo médio de espera nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) é de, aproximadamente, dez dias. Já em São Caetano, durante o dia, a Atenção Básica realiza a coleta de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h, e o tempo médio para o resultado é de uma semana.

A moradora de São Bernardo Vera Lucia Waldenmeier Prasse, 57 anos, sofre de esteatose hepática moderada (gordura no fígado). Em consulta com o gastroenterologista no dia 11, o especialista solicitou exame de sangue, além de ultrassom, para verificar o quadro da paciente. Quando ela tentou fazer a marcação do pedido na recepção da UBS do Demarchi, foi com frustração e decepção que ouviu a resposta. “Foi marcado para o dia 2 de junho. E o ultrassom só posso marcar no Centro de Especialidades do Rudge Ramos depois de ter feito o exame de sangue. Complicado, né? É uma vergonha para a cidade, pois a saúde não pode esperar”, fala.

A equipe do Diário esteve ontem na UBS do Demarchi e constatou o problema. A autônoma Cátia Ferreira dos Santos, 43, por exemplo, enfrenta situação semelhante à de Vera Lucia. Ela realizará coleta de sangue para verificação da tireoide em abril, após dois meses de espera. “A atendente disse para eu não perder o dia do exame, porque está demorando para marcar, mas não explicou por qual motivo”, conta ela, lembrando que a dificuldade acontece há cerca de um ano. “Antes, as pessoas podiam vir de segunda a sexta-feira, às 7h, para fazer. Depois, passou a ser agendado. Isso não é normal.”

A dona de casa Mercia Correia, 45, também se recorda da facilidade de antigamente. “Faziam o exame na hora, era bom. Agora, meu filho de 9 anos, que tem colesterol, teve que esperar dois meses para fazer. Depois a gente precisa marcar a consulta, que demora mais uns 20 dias”, lamenta.

Em site de reclamações na internet, são diversas as queixas pela demora na realização do exame de sangue nas UBSs da cidade. Há relatos de até três meses de espera. Apesar de os reclamantes pedirem explicações da Secretaria de Saúde, somente em um caso houve resposta e nada satisfatória. A Pasta apenas pediu os dados do paciente para poder apurar o fato.

Sem se identificar, a equipe de reportagem do Diário ligou na UBS Demarchi para indagar as razões da demora. A atendente explicou que as marcações estão sendo feitas só para junho devido ao grande número de pacientes. “É muita gente e uma quantidade limitada de atendimento: no máximo 35 exames por dia.”

Longa espera por cirurgias e outros exames também são martírios para os usuários da rede pública de Saúde de São Bernardo. “Com os ligamentos do joelho rompidos e muitas dores, estou na fila para uma cirurgia há um ano e três meses. A saúde pede socorro”, diz Vera Lucia.

“Aguardo dois anos e meio por uma endoscopia para acompanhar o resultado da minha cirurgia bariátrica. Estou todo esse tempo sem acompanhamento”, queixa-se Cátia.

Procurada pelo Diário, a Prefeitura não retornou. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;