Setecidades Titulo
Morro do Samba será regularizado e receberá melhorias
Vanessa Fajardo
Do Diário do Grande ABC
19/05/2008 | 07:48
Compartilhar notícia


Estimadas em R$ 4 milhões, as obras de revitalização e regularização fundiária do Morro do Samba, em Diadema, devem começar na próxima semana. A previsão é de que elas sejam concluídas em sete meses.

A verba foi destinada pelo governo federal por meio do PHS (Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social), e a Prefeitura entrou com a contrapartida em obras de urbanização orçadas em cerca de R$ 1 milhão.

O projeto prevê a construção de áreas verdes e de lazer, de um centro comunitário, de muros de arrimo e a canalização de um córrego. A reforma inclui também a recuperação das fachadas das casas através do programa Tá Bonito - já implantado na Vila Olinda -, que incentiva a realização de obras de acabamento externo nas residências.

Como o terreno onde as casas do Morro do Samba foram assentadas é da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano de São Paulo), um termo de cooperação deverá ser firmado com o município para que a Prefeitura tenha poder de executar a regularização fundiária.

A CDHU informou que, dentro dos próximos 15 dias, o termo será assinado.

Benfeitorias - Há 14 anos, o motorista Erivaldo Rodrigues Souza, 41 anos, mora no Morro do Samba. Para ele, o maior benefício do PHS é a oficialização da posse do terreno. "Temos as nossas casas, mas, ao mesmo tempo, não há segurança. O terreno não está no nome de ninguém. Além do mais, a reforma deixará tudo mais bonito e vai melhorar nossa auto-estima."

O comerciante Helio Batista Silva, 43, acredita que o projeto vá trazer mais "aconchego" ao local. "Moro aqui há 17 anos e espero que as nossas casas fiquem melhores. Também faltam áreas de lazer para os moradores, principalmente para as crianças, que são muitas."

Segundo o secretário de Habitação de Diadema, Josemundo Dario Queiroz, as melhorias deverão beneficiar as 416 famílias da área.

Plebiscito - O Morro do Samba foi invadido na década de 1990 durante um Carnaval. Por conta disso, foi batizado com este nome. Como a denominação não agrada a todos os moradores, assim que a revitalização for concluída, os líderes comunitários pretendem realizar um plebiscito para votar a possível mudança de nome do local. Entre as sugestões estão: Vila Nossa Senhora das Graças, Vila dos Estados, Aldeia dos Índios (por conta de as travessas terem nomes indígenas) e Nova Vista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;