Economia Titulo
Sanguinetti defende maior abertura comercial no Mercosul
Do Diário do Grande ABC
20/09/2000 | 17:29
Compartilhar notícia


O ex-presidente uruguaio Julio Maria Sanguinetti disse que deve haver uma abertura comercial maior para que as exportaçoes regionais sejam ampliadas. Sanguinetti esteve presente nesta quarta-feira no primeiro Fórum do Grupo Estado. A reuniao discute as perspectivas para o Mercosul.

Apesar de defender uma abertura cada vez maior, Sanguinetti foi cauteloso ao falar sobre a incorporaçao definitiva do Chile no bloco, dizendo que esta deve ser uma decisao tomada após de uma árdua negociaçao.

Sobre o Uruguai, o ex-presidente afirmou que o país está disposto a baixar a Tarifa Externa Comum (TEC). Atualmente, a tarifa média da TEC no Mercosul é de 14%. O Brasil também já demonstrou disposiçao para a reduçao da taxa, o que levaria a uma maior abertura comercial por parte dos outros países membros.

O Fórum do Grupo Estado teve também a presença do vice-presidente da Anfavea, Célio Batalha, do vice-presidente da Adebim, Michel Alaby, do presidente do Memorial da América Latina, Fábio Magalhaes, do coordenador da Area de Assuntos Internacionais do Instituto de Estudos Avançados da USP, Gilberto Duppas, e do presidente da Uniao Agroindustrial Canavieira de Sao Paulo, Eduardo Carvalho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;