Esportes Titulo
'Schumi', Alonso e Federer na lista para 'Melhor Esportista do Ano'
Do Diário OnLine
27/02/2007 | 15:24
Compartilhar notícia


A disputa pelo Prêmio Laureus de 'Melhor Esportista Masculino' do ano promete ser bastante disputado. De acordo com a lista dos seis finalistas, divulgada nesta terça-feira, estão garantidos os pilotos de Fórmula 1, Michael Schumacher (ALE) e Fernando Alonso (ESP); o zagueiro do Real Madrid Fabio Cannavaro (ITA); o tenista 'multicampeão' Roger Federer (SUI); o velocista Asafa Powell (JAM); e o 'fenômeno' das tacadas Tiger Woods (EUA).

Schumacher pode abocanhar o prêmio como forma de reconhecimento ao seu passado e contribuição ao esporte. Com sete títulos Mundiais de F-1, ele abandonou as pistas no fim do ano passado em grande forma. Já Alonso é simplesmente o atual bicampeão da F-1, superando exatamente o alemão – apontado por muitos como o melhor de todos os tempos, superando inclusive o brasileiro Ayrton Senna (falecido em 1994).

Já Cannavaro chega 'credenciadíssimo' para a disputa. Capitão da seleção italiana campeã do Mundo na Copa da Alemanha de 2006, o zagueiro já abocanhou os prêmios de 'Melhor Jogador da Europa' e 'Melhor Jogador do Mundo' – desbancando os já consagrados Ronaldinho Gaúcho e Zinedine Zidane.

Federer é outro que tem condições de sobras para abocanhar o 'caneco'. Número '1' do Ranking Mundial da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) desde fevereiro de 2004, nesta semana 'Fedex' – como o suíço é carinhosamente chamado pelos torcedores – se tornou o jogador que mais semanas consecutivas reinou no posto máximo do esporte – 161 semanas. O recorde anterior pertencia ao norte-americano Jimmy Connors, com 160 semanas.

 Por fim aparecem o velocista jamaicano Asafa Powell e o golfista norte-americano Tiger Woods. Powell é simplesmente o 'homem mais rápido do mundo' – recordista dos 100 metros rasos com o tempo de 9s77. Já Woods é um 'monstro' tanto dentro do 'green' como fora. Um dos esportistas mais bem pagos do planeta, ele já venceu os principais torneios nos quatro cantos do mundo e dá sinais claros de que vai conquistar muito mais.

Mulheres – Entre as mulheres, a disputa também promete ser ferrenha. O destaque fica para o fato de entre as seis finalistas estarem três tenistas: a musa russa Maria Sharapova; a francesa Amelie Mauresmo; e a belga Justine Henin-Hardene. Também concorrem a honraria as atletas Yelena Isinbayeva (RUS) e Carolina Kluft (SUE); e a nadadora Laure Manaudou (FRA).

Brasil – Nenhum brasileiro está entre os finalistas. Diante do fiasco na Copa do Mundo da Alemanha, a Seleção Brasileira foi esquecida na categoria 'Melhor Equipe do Ano' – como não poderia ser diferente. A decepção, no entanto, ficou por conta de Sandro Dias, o Mineirinho, não ter sido lembrado para 'Melhor Esportista Radical' depois de conquistar o tetracampeonato de Skate Vertical.

Confira a lista completa de indicados

Melhor esportista masculino do ano
Fernando Alonso (ESP) - Automobilismo
Fabio Cannavaro (ITA) - Futebol
Roger Federer (SUI) - Tênis
Asafa Powell (JAM) - Atletismo
Michael Schumacher (ALE) - Automobilismo
Tiger Woods (EUA) - Golfe

Melhor esportista feminina do ano
Justine Henin (BEL) - Tênis
Yelena Isinbayeva (RUS) - Atletismo
Carolina Kluft (SUE) - Atletismo
Laure Manaudou (FRA) - Natação
Amélie Mauresmo (FRA) - Tênis
Maria Sharapova (RUS) - Tênis

Melhor equipe do ano
Seleção neo-zelandesa de rugby (All Blacks) (NZL) - Rugby
Barcelona (ESP) - Futebol
Equipe européia da Ryder Cup - Golfe
Seleção italiana de futebol (ITA) - Futebol
Renault (FRA) - Automobilismo
Seleção espanhola de basquete (ESP) - Basquete

Maior promessa do ano
Xavier Carter (EUA) - Atletismo
Seleção de Gana (GAN) - Futebol
Lewis Hamilton (GBR) - Automobilismo
Amélie Mauresmo (FRA) - Tênis
Britta Steffen (ALE) - Natação
Ma Xiaxou (CHN) - Futebol

Melhor retorno/recuperação do ano
Drew Brees (EUA) - Futebol americano
Ben Curtis (EUA) - Golfe
Roy Jones Jr. (EUA) - Boxe
Miami Heat (EUA) - Basquete
Serena Williams (EUA) - Tênis
Zinedine Zidane (FRA) - Futebol

Melhor esportista paraolímpico do ano
Martin Braxenthaler (ALE) - Esqui adaptado
Kurt Fearnley (AUS) - Atletismo em cadeira de rodas
Edith Hunkeler (SUI) - Atletismo em cadeira de rodas
Javier Otxoa (ESP) - Ciclismo
Qassim Rajabi Golojeh (IRA) - Halterofilismo adaptado
Esther Vergeer (HOL) - Tênis em cadeira de rodas

Melhor esportista radical do ano
Aaron Hadlow (GBR) - Kiteboard
Travis Pastrana (EUA) - Motocross estilo livre
Kevin Pritchard (EUA) - Windsurf
Gisela Pulido (ESP) - Kiteboard
Kelly Slater (EUA) - Surfe
Hannah Teter (EUA) - Snowboard
Shaun White (EUA)- Snowboard e skateboard




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;