Setecidades Titulo São Caetano
Vias esburacadas irritam moradores
Nelson Donato
especial para o Diário
15/03/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Um ano após o início do Programa Asfalto Novo, moradores de São Caetano criticam as condições das vias da cidade. A ação, lançada em 2015, promete pavimentar 52 quilômetros de ruas e avenidas. No entanto, neste primeiro ano, só 7,7 quilômetros receberam melhorias, segundo a administração municipal.

A Avenida Goiás, principal via do município, é um dos pontos com problema. O trecho mais crítico fica próximo à divisa com Santo André. Neste ponto, as ondulações no asfalto chegam a mais de 20 centímetros de altura. Um pouco mais à frente, na altura do número 3.200, a erosão fez com que a sarjeta dobrasse de tamanho e, mesmo sem chuva, há acúmulo de água.

O motofretista Wilson Souza, 30 anos, conta que dobra a atenção quando trafega pela avenida. “Por causa do desnivelamento, fico mais atento, pois posso me acidentar ou ser atingido por carros que desviam dessas ondas. Mas, tirando esse pedaço, a Goiás está em boas condições.”

A recepcionista Jane Carla Cordeiro de Nogueira, 39, trabalha em frente ao trecho problemático e afirma que as ocorrências são frequentes. “Já vi alguns acidentes graves aqui. Os veículos mais baixos sempre raspam.”

Em outras localidades, porém, o Programa Asfalto Novo cumpriu o que prometeu. Nas ruas Santo André (entre Arlindo Marquetti e Michel Geblochi), São Paulo (entre Rio Grande do Sul e Doutor Augusto de Toledo), Flórida (entre Piratininga e Votorantim) e Ema Cavana, a camada de pavimentação está em perfeitas condições, assim como suas demarcações.

Na Rua Amazonas (entre Gonzaga e Piauí) há alguns trechos com pequenos buracos. Uma das vias que passaram por obras de manutenção, mas que ainda apresenta problemas é a Alameda São Caetano, no bairro Santa Maria. A recuperação asfáltica parcial irrita a população. “Falta recapear vários pedaços, o asfalto está muito velho”, reclama o comerciante Aurélio Vari, 55.

Vari trabalha em um estabelecimento no local e afirma que o serviço foi feito de maneira equivocada. “Existe todo um processo para tapar buracos. Mas o que vi aqui foi despejarem o piche sem nenhum preparo. Logo o problema vai voltar e vai ser mais difícil ainda para arrumar.”

A Prefeitura informou que o projeto entra agora na segunda fase, com a publicação do edital no próximo mês. Conforme o Executivo, todas as 35 vias beneficiadas primeiro foram entregues no prazo. Já sobre a Avenida Goiás, a administração informou que será recapeada nesta segunda etapa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;