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Empresas apostam no Carnaval
04/02/2008 | 07:06
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Um estudo sobre o Carnaval baiano já contabilizou 536 empresas que patrocinam, em algum nível, a festa em Salvador. No Carnaval esticado da capital baiana, os hotéis costumam ter 100% de ocupação.

No Rio, somente as 12 escolas de samba do grupo especial gastam R$ 60 milhões para os dois dias de desfile na Marquês de Sapucaí. Os badalados camarotes nas avenidas do samba movidos a patrocínio e celebridades, que custam entre R$ 2 milhões e R$ 5 milhões, têm os seus convites disputados a tapa.

Toda essa movimentação demonstra o potencial de visibilidade e de negócios que as marcas podem obter nesse período, o que provoca a cobiça e a adesão crescente aos eventos em torno do Carnaval. Está cada vez mais acirrada a disputa por espaço nas arenas comerciais dos quatro principais pólos carnavalescos do País: Rio, Salvador, Recife/Olinda e São Paulo.

As grandes cervejarias – que têm na festa o pico de vendas do verão, com um consumo correspondente a cerca de 10% do volume anual – investem maciçamente para fazer merchandising em blocos, trios elétricos, desfiles, bandas e bailes.

O Carnaval de Recife/Olinda, por exemplo, foi palco este ano de uma disputa que acabou na Justiça.

A Schincariol havia acertado o patrocínio oficial da festa, mas a Prefeitura decidiu fazer uma nova concorrência vencida pela AmBev.

Sem tempo para reverter a situação, além de recorrer da decisão da Prefeitura, a Schincariol resolveu fazer barulho e ocupar outros canais. Anunciou em grande estilo gastos de R$ 40 milhões para, entre outras ações de marketing, patrocinar o famoso bloco Galo da Madrugada, que arrasta mais de 1 milhão de foliões pelas ruas do Recife, e, assim, enfrentar a rival AmBev.

Esta, por sua vez, pôs a marca líder Skol no patrocínio de Recife/Olinda. Antes, a empresa mantinha nessa praça a cerveja Antarctica, um rótulo que costuma brigar no mercado de preço menor. “O mercado passa por um forte crescimento e nosso objetivo é consolidar o atual momento favorável da empresa”, diz Marcel Sacco, diretor de Marketing da Schincariol.



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