Economia Titulo
Emprego na indústria cai 0,6% em junho
Do Diário OnLine
Com Agências
16/08/2005 | 10:28
Compartilhar notícia


O emprego industrial apresentou queda de 0,6% em junho na comparação com maio, na série livre de influências sazonais. Os demais indicadores permaneceram positivos: 1,3% no índice mensal ( junho de 2005 contra junho de 2004), 2,3% no acumulado no ano e 2,9% no acumulado nos últimos 12 meses. Os dados foram divulgadas nesta terça-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A comparação do segundo trimestre de 2005 com o trimestre imediatamente anterior mostrou aumento de 0,2% no nível de emprego, revertendo queda de 0,3% assinalada entre o último trimestre de 2004 e o primeiro deste ano.

Em relação a junho de 2004, o emprego industrial se expandiu 1,3%, mantendo uma seqüência de 16 meses com resultados positivos. Dez dos 14 locais pesquisados e nove dos 18 setores registraram ampliação no número de pessoas ocupadas. Os principais destaques regionais foram São Paulo (2,6%) e Minas Gerais (3,6%), devido ao aumento das contratações verificadas em dez e 11 segmentos, respectivamente.

Na indústria paulista, alimentos e bebidas (10,8%) e meios de transporte (10,9%) foram as contribuições positivas mais relevantes e na indústria mineira, produtos de metal (37,6%) e meios de transporte (13,3%).

Em todo o Brasil, os setores articulados à agroindústria e à produção de bens de consumo duráveis sobressaíram com os principais aumentos: alimentos e bebidas, com taxa de 8,2%, e meios de transporte, com 9,9%. Em sentido contrário, a indústria de calçados e artigos de couro figurou novamente como a principal pressão negativa (-12,1%) no total do País.

Também no Rio Grande do Sul, estado que representou o principal impacto negativo entre as áreas pesquisadas, com taxa geral de –6,6%, a retração no segmento de calçados e artigos de couro (-21,3%) foi a principal contribuição negativa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;