Internacional Titulo
Enviado russo para os Balcas se reúne nesta 2ª com Clinton
Do Diário do Grande ABC
03/05/1999 | 15:04
Compartilhar notícia


O mediador russo para a crise iugoslava, Viktor Chernomyrdin, partiu nesta segunda com destino aos Estados Unidos para informar ao presidente Bill Clinton dos mais recentes avanços diplomáticos para pôr um ponto final no conflito dos Balcas.

Chernomyrdin, ex-primeiro-ministro, foi enviado pelo presidente Boris Yeltsin, que conversou pelo telefone durante 15 minutos com seu colega americano, Bill Clinton, sobre a situaçao na regiao.

Chernomyrdin tem viajado entre Moscou, Belgrado e várias capitais européias tentando encontrar uma saída diplomática para o conflito entre a Iugoslávia e a OTAN em torno da província de Kosovo. O emissário russo, contudo, nao obteve nenhum progresso claro, apesar de suas boas relaçoes com o presidente iugoslavo, Slobodan Milosevic, e com os líderes de países ocidentais.

Um dos principais obstáculos tem sido a negativa de Milosevic de permitir à OTAN o envio à Iugoslávia de uma força para supervisionar qualquer acordo de paz entre as autoridades iugoslavas e a maioria de ascendência albanesa de Kosovo, cuja principal exigência é a independência. Milosevic, além disso, exige que a OTAN suspenda os bombardeios antes de qualquer negociaçao.

Chernomyrdin pretende entregar a Clinton uma mensagem pessoal de Yeltsin sobre a crise iugoslava em sua reuniao desta segunda. Além disso, planeja um encontro com o secretário geral das Naçoes Unidas, Kofi Annan, e com o vice-presidente Al Gore. Chernomyrdin dijo hoje antes de partir que a carta de Yeltsin a Clinton inclui propostas concretas para acabar com a crise de Kosovo, mas evitou dar mais detalhes sobre o conteúdo da mensagem. Acrescentou apenas que muito provavelmente viajará a Belgrado depois de se encontrar com Annan e com os dirigentes americanos, embora tenha enfatizado que essa decisao "dependerá dos resultados das negociaçoes nos Estados Unidos".

Ainda nesta segunda, o Chanceler belga, Erik Derycke, se reuniu nesta segunda com seu colega russo, Igor Ivanov, para analisar o conflito iugoslavo e depois, em conversa com jornalistas, disse que os ataques aéreos da OTAN tinham prejudicado as relaçoes da aliança com a Rússia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;