Cultura & Lazer Titulo
Altos e baixos da Warner contados em DVD duplo
02/09/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


É um documentário de longa duração (quase cinco horas), mas tão bem realizado que o espectador lamenta quando chega ao fim. "You Must Remember This", o DVD duplo em questão, conta a história de uma das maiores produtoras de filmes de Hollywood, a Warner Bros, criada em 1918 (mas formalmente fundada em 1923).

O filme tem esse nome em função de um dos maiores clássicos da produtora, "Casablanca" (1942), que tornou célebre o tema "As Time Goes By", cuja primeira frase batiza o documentário do crítico Richard Schickel, da revista Time.

"Casablanca" é uma síntese de todas as virtudes que marcaram os clássicos da Warner: quase um filme noir (rodado em preto e branco), tem diálogos afiados, um cinismo incontido e elenco all star, além de usar um tipo de linguagem que só uma produtora pioneira em quase tudo (filmes falados, cinemascope, uso da terceira dimensão) poderia ousar. E mais: rejeita o final feliz.

Vanguardista até na política, a Warner foi também o primeiro estúdio norte-americano a confrontar Adolf Hitler, antes mesmo que os EUA entrassem na guerra: já em 1939 lançou Confissões de Um Espião Nazista, filme antinazista com a estrela absoluta da Warner, Edward G. Robinson.

O documentário, narrado pelo ator e cineasta Clint Eastwood, que lá produziu e dirigiu seus melhores filmes ("Os Imperdoáveis", entre eles), tem o mérito de tratar criticamente todas as fases da Warner, as boas (anos 1930, antes do estabelecimento da Censura, por volta de 1934) e as más (anos 1970, quando trocou a ousadia de "Bonnie and Clyde", rodado em 1967, pelo espetáculo de massa dos videogames da sua "Atari").




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;