Esportes Titulo No 1º de Maio
São Bernardo tenta desvendar mistérios

Adversário do União São João, time busca ajuda de pastores e psicólogo para acabar com má fase

Thiago Postigo Silva
Do Diário do Grande ABC
11/02/2012 | 07:30
Compartilhar notícia


Mistérios da meia-noite, que voam longe, que você nunca, não sabe nunca, se vão, se ficam, quem vai quem foi." O trecho da canção de Zé Ramalho reflete bem a situação do São Bernardo, que às 16h de hoje recebe o União São João no Estádio 1º de Maio, pela sexta rodada da Série A-2 do Paulista.

Derrotado nos cinco primeiros jogos na última colocação, o Tigre busca desvendar os mistérios que rondam a equipe, impedindo que as vitórias apareçam. Mudanças de comando técnico e esquemas táticos não surtiram efeito e agora a solução é apelar ao sobrenatural.

No treinamento de ontem, dois pastores da igreja Assembléia de Deus acompanharam a atividade dos jogadores e depois se reuniram no vestiário para orar com eles. "Fomos convidados pelo presidente (Luiz Fernando Teixeira) para trazer palavra de incentivo ao elenco. Estamos aqui para motivá-los", destacou o pastor Moacir de Paula.

Segundo o pastor Douglas Costa, o objetivo foi melhorar a autoestima do time. "A Palavra de Deus é poderosa e queremos mudar o astral do grupo", complementou.

Mas não é apenas na fé que os jogadores terão expediente. O psicólogo Celso Stumpo de Oliveira, que trabalha nas categorias de base do clube, vai auxiliar o futebol profissional a pedido do técnico Luciano Dias.

Stumpo enxerga como benéfica a visita dos pastores. "Se eles acreditam (em determinada crença), é importante para que se sintam seguros", frisou o psicólogo, que avaliou o primeiro passo do trabalho. "Temos de atuar na crise, tirar o paciente da UTI", comparou. Segundo o diretor de futebol do Tigre, Edgard Montemor, a vinda dos pastores e do psicólogo é importante ao elenco. "Em qualquer trabalho, quando você não rende, o ser humano se abate, principalmente no futebol. Perdemos cinco jogos e o psicológico não está dos melhores. A parte mental é tão importante quanto as física e tática", frisou.

Católico, Luciano Dias não participou da oração dos jogadores porque conversava com comissão técnica e diretoria, mas não vê problema no encontro do elenco com os pastores. "Tudo o que faz bem, não me oponho", destacou o treinador. "Sobre o psicólogo, sempre gostei de trabalhar com um, e não foi devido à campanha que pedi para a diretoria", explicou.

 

Lateral é dispensado, e diretor não descarta outras mudanças

O São Bernardo dispensou o primeiro atleta devido à campanha pífia na Série A-2. O lateral-direito João Paulo, titular na derrota (2 a 0) contra o Grêmio Barueri, teve o contrato rescindido pela diretoria.

Ele pode não ser o único a deixar o clube mais cedo. "Tínhamos que fazer mudanças. O João Paulo estava com o rendimento abaixo do esperado", justificou o diretor de futebol, Edgard Montemor. "Se precisar, podem ter mais (dispensas). Já foi passado isso ao grupo", completou.

O diretor ainda garantiu que o clube vai buscar lateral-direito - hoje conta apenas com Thiago Gasparino -, mas sem pressa. "Não estamos desesperados porque o Marcelo Godri também faz essa função", destacou.

Enquanto isso, o volante Dudu, reforço, permanece treinando com o grupo, mas não tem autorização para falar com a imprensa.

 

Técnico arma equipe ofensiva contra o rival de Araras

No segundo jogo no comando do São Bernardo, o técnico Luciano Dias fará alterações para deixar a equipe ofensiva. No meio campo, sai o volante Paulinho para a entrada do armador Bady. No ataque, Ney Mineiro ficou com a vaga de Diogo Acosta e, na defesa, Tiago Gasparetto retornou no lugar de Júlio, que não teve boa atuação na derrota (2 a 0) para o Barueri. Na lateral direita, Thiago Gasparino será o titular.

"Conversei com os jogadores que preciso testar algumas opções para definir qual a melhor escalação, apesar do pouco tempo para treinamento", frisou o técnico.

O Tigre vai enfrentar o União São João empolgado pela vitória (2 a 0) sobre o Audax, fora de casa. No entanto, o time de Araras ocupa a 16ª colocação, com quatro pontos, somente um acima da zona de rebaixamento.

Jair Picerni, que estreou contra o Audax, vai contar com o retorno do lateral-esquerdo Ruan, que estava suspenso. Em contrapartida, Lucas levou o terceiro cartão amarelo e desfalca o time. Elcio fica com a vaga.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;