Setecidades Titulo
Mario Covas distribui remédio para colesterol
Andrea Catão
Do Diário do Grande ABC
16/04/2004 | 22:15
Compartilhar notícia


O Hospital Estadual Mario Covas, em Santo André, realiza neste sábado uma avaliação médica em 150 pessoas que sofrem com o colesterol alto e que atualmente passam por tratamento no SUS (Sistema Único de Saúde) para que possam receber gratuitamente a medicação que, em farmácias convencionais, não sai por menos de R$ 120. Triagem semelhante foi realizada no início do mês passado e deve ocorrer até que todos os cadastrados no ABC tenham feito a avaliação.

Na região, mais de mil pessoas estão na fila de espera para receber essa medicação, de acordo com o chefe da Cardiologia do Hospital Mario Covas, José Luís Aziz. Como o medicamento para o controle da doença é caro, sua distribuição só é autorizada quando o paciente passa por uma avaliação médica com um médico do Estado.

"Como nem todos passam pelo hospital, elaboramos uma lista regional e estamos chamando cada um desses pacientes para que façam a consulta", afirmou Aziz.

Por ser uma doença crônica, as pessoas que sofrem de colesterol alto devem fazer o controle dos níveis no sangue com dieta e medicação. Em alguns casos, apenas com a dieta é possível controlá-la. Em outras situações, porém, quando o paciente tem outras doenças associadas – diabetes, pressão alta ou doenças cardíacas –, o uso da medicação é indispensável.

Dependendo do nível de colesterol, a pessoa corre mais riscos de ter um enfarte ou derrame cerebral. Se a pessoa é fumante ou ex-fumante o risco é maior de obstrução de artérias.

Aziz afirmou ainda que ao relacionar o número de pessoas que necessitam dessa medicação, será possível ainda manter o estoque dos remédios para o tratamento sempre em dia. "Vamos verificar se é preciso aumentar ou diminuir a cota." A avaliação deste sábado apenas será feita em pessoas que foram chamadas pelo Hospital Estadual Mario Covas. A próxima triagem será em maio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;