Política Titulo
Dupla já pleiteia presidência da Câmara de Santo André
Mark Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
17/06/2010 | 07:41
Compartilhar notícia


Foi dada a largada para a corrida que visa a sucessão à presidência da Câmara de Santo André. O cargo, hoje ocupado por Geraldo Aparecido Juliano, o Sargento Juliano (PMDB), é cobiçado pela maioria dos vereadores. No entanto, apenas dois já admitem oficialmente o interesse em participar da disputa: Israel Zekcer (PTB) e Luiz Carlos Pinheiro, o Pinheirinho (DEM).

Ao longo dos próximos sete meses (a votação ocorrerá somente em fevereiro do ano que vem) outros nomes certamente surgirão para o pleito, que dará ao vencedor a autonomia para investir o orçamento do Legislativo (que neste ano é de R$ 39 milhões), além de definir o encaminhamento das sessões. O mandato valerá para o biênio 2011/2012.

Quem aparentemente sai na frente para desempenhar a função é Israel Zekcer. O petebista foi indicado para a disputa pela cúpula do partido na cidade, entre eles o prefeito, Aidan Ravin, e sua mulher, Dina Zekcer, secretária de Governo e presidente municipal da sigla, além de seu companheiro de bancada na Câmara, Gilberto Wachtler, o Gilberto do Primavera (PTB).

Zekcer deixa de lado a prudência característica de seus pares, que, quando questionados sobre o assunto, esquivam-se. "Como sou soldado do partido, acatei a indicação. Sou candidato", salienta.

O parlamentar diz que ainda não conversou oficialmente com outros vereadores para se interar da adesão à sua candidatura, mas considera sua experiência em legislativos (foi deputado estadual) como atrativo. "Quem sai na frente bebe água mais limpa", filosofa.

O apoio de Aidan a Zekcer pode ser preponderante, já que 12 dos 21 integrantes do Legislativo compõem a base de sustentação ao prefeito, e poderiam se inclinar para o nome do vereador, garantindo a sua vitória.

O petebista, contudo, pode não ser o único governista a pleitear o cargo. Líder do governo, José de Araújo (PMDB) analisa que "todos os vereadores, com exceção de Juliano, almejam a presidência", mas afirma que o assunto ainda não é discutido nos corredores.

Já Pinheirinho (que atualmente ocupa a vice-presidência) quer subir um degrau nas funções dispostas na mesa diretora da Casa. De acordo com o democrata, o diretório municipal da legenda acenou favoravelmente ao seu nome em acordo selado após a morte do vereador Geraldo Isqueiro, que redefiniu o quadro do DEM em Santo André.

"Ficou acordado que o Bahia herdaria a liderança do partido na Câmara e que eu sou o candidato à presidência", revela Pinheirinho, que já planeja inclusive sua linha de atuação à frente da função. "Vou melhorar o trabalho do Juliano, que é ótimo, intensificando o diálogo com os vereadores e com os funcionários", promete, ao atentar para a responsabilidade fiscal. "Não vou gastar dinheiro à toa", garante.

Mesmo sem ainda ter nome definido, o PT também terá candidato à presidência (leia reportagem abaixo).

Líder petista descarta troca de favores por cargo na Casa

Diferentemente do sinalizado pelo vereador Tiago Nogueira (PT) há algumas semanas, o líder petista na Câmara de Santo André, José Montoro Filho, o Montorinho, descartou ontem a hipótese de a bancada apoiar candidato de outro partido à presidência da Casa como moeda de troca. "Isso é boataria. Não estamos oferecendo nada em troca a ninguém."

A "boataria" surgiu quando Nogueira, indagado sobre quais seriam os argumentos utilizados para que colegas de outros partidos aprovassem as contas do ex-prefeito João Avamileno (PT), afirmou que "não descartava nenhuma possibilidade", inclusive a barganha pela presidência.

"Não só isso não é verdade como posso adiantar que o PT terá candidato próprio à presidência", revela Montorinho. Segundo ele "seria incoerente a maior bancada do Legislativo (com seis parlamentares) não ter representante na disputa". "O nome será definido mais para frente. Qualquer decisão tomada agora seria jogada ao léu até a votação."

Sem a troca de favores, o petista diz confiar no bom-senso dos pares para derrubar parecer contrário do TCE (Tribunal de Contas do Estado) às contas da Prefeitura em 2007 - Avamileno corre o risco de ficar inelegível caso a maioria dos vereadores siga a análise do órgão.

DISCUSSÃO PRECOCE - Além de Montorinho outros líderes partidários consideram prematuro o debate envolvendo a sucessão à presidência da Câmara. O mais enfático é José Ricardo (PSB). "Neste momento o vereador tem de se preocupar mais com a cidade do que com benefício próprio."

Candidato derrotado por um voto por Juliano no ano passado, Ailton Lima (PDT) diz ainda não considerar nova candidatura. "Só vale a pena ser presidente se for para representar bem o colegiado. Até hoje (ontem) não fui procurado por nenhum grupo e também não corri atrás."

Líder do PSDB, Paulinho Serra ressalta que qualquer direcionamento da bancada sobre o assunto será tomado pelo diretório municipal. O tucano, porém, define como crítica a situação do Legislativo. "O próximo presidente terá de se comprometer em resgatar a imagem da Câmara."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;