Cultura & Lazer Titulo
Mostra marca 30 anos da morte de Neruda
22/09/2003 | 20:19
Compartilhar notícia


Uma homenagem pelos 30 anos da morte do poeta e prêmio Nobel de Literatura Pablo Neruda será comandada nesta terça pelo presidente chileno, Ricardo Lagos, no museu onde estão os restos mortais do artista.

A homenagem oficial acontecerá no balneário da Ilha Negra, a 110 km a noroeste da capital, onde a casa de Neruda foi transformada em museu. Ali, foram sepultados os restos mortais do poeta laureado com o Nobel em 1971.

Neruda morreu de câncer aos 69 anos, no dia 23 de setembro de 1973, 12 dias após o golpe militar ter deposto seu amigo, o presidente socialista Salvador Allende.

Depois da homenagem, o presidente Lagos irá inaugurar na Ilha Negra uma exposição fotográfica do funeral do poeta, primeiro protesto nas ruas contra a então recém-instaurada ditadura de Augusto Pinochet. Na ocasião, os manifestantes cantaram a Internacional, o hino dos comunistas, que estava proibido pela Junta Militar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;