Economia Titulo
Vendas do varejo desaceleram em maio
Vinicius Gorczeski
Especial para o Diário
15/07/2011 | 07:09
Compartilhar notícia


O faturamento do comércio varejista na região metropolitana de São Paulo em maio foi 2,7% maior do que no mês anterior. Porém, esse resultado é 3,8% menor do que o do mesmo mês do ano passado. Pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo mostra que o setor acumula recuo de 0,4% no ano. Assim, a estimativa é que o semestre termine nos mesmos patamares verificados em 2010, fato que motiva críticas da entidade, como consequência natural das ações da União para reduzir a demanda por crédito.

Eletroeletrônicos e eletrodomésticos tiveram desempenho forte de alta na comparação de 30 dias, com expansão de 10,5%. Apesar desse impulso, o grupo está com variação negativa de 6,2% no ano. As lojas de material de construção vivem cenário parecido. Nem mesmo a receita elevada em 7,2% entre abril e maio foi suficiente para fazer diferença no resultado do ano, que recuou 5,8%. Já o setor de vestuário, tecidos e calçados foi incrementado por conta do Dia das Mães, subindo 33,6% na comparação com o mês anterior e 10,7% em relação ao mesmo período de 2010.

Além da data comemorativa, o setor foi beneficiado com a aproximação do inverno e de novas coleções no vestuário. Mesmo com alta nas vendas, o segmento acumula alta tímida, de 0,2%, no ano. O comércio automotivo e o eletrônico cresceu 14,4% e 0,6% em relação a abril, 13,1% e 10,4% frente a maio de 2010, e 2,1% e 17,9% no acumulado do ano. Resultado mais fraco se deve, também, à venda elevada de televisores no mesmo período de 2010, quando ocorreu a Copa do Mundo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;