Cultura & Lazer Titulo
Sinfônica leva Bruckner a igreja
Cristie Buchdid
Do Diário do Grande ABC
29/09/2010 | 07:13
Compartilhar notícia


Levar música erudita a espaços alternativos para cultivar novo público, que possa se tornar fiel, acompanhando também em teatros a temporada da Ossa (Orquestra Sinfônica de Santo André). Esses são alguns objetivos do regente-titular, Carlos Moreno, que retoma projeto desenvolvido por seu antecessor, o maestro Flavio Florence - falecido em 2008 - de fazer concertos em igrejas. A apresentação de hoje, às 16h, será na Igreja do Carmo, em Santo André.

O ambiente é ideal para execução da Sinfonia nº 5 em Si Bemol Maior, do austríaco Anton Bruckner (1824-1896). "Essa igreja tem acústica reverberante. Bruckner era um excelente organista e compositor totalmente devoto à Igreja Católica. Ele se inspirava na sonoridade dos órgãos das igrejas para compor suas grandes obras. Essa sinfonia é 100% em linguagem organística", explica o maestro Carlos Moreno. O repertório não inclui músicas sacras.

NOS PLANOS
O concerto de hoje anuncia a criação do projeto Série nas Igrejas, que deve levar três concertos por semestre a espaços de diversas religiões, a partir da temporada de 2011. "Dependemos da disponibilidade das igrejas e da aceitação do público e dos párocos (no caso da Católica)", completa Moreno.

Orquestra Sinfônica de Santo André. Concerto - Na Igreja do Carmo - Praça do Carmo, Centro, Santo André. Hoje, às 16h. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;