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Montadoras investem em atendimento ao consumidor
Vinicius Gorczeski
Especial para o Diário
03/03/2011 | 07:30
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O montante de reclamações contra montadores no site www.reclameaqui.com.br não para de subir. Entre terça-feira e ontem o número saltou de 10.638 para 10.677 - são 39 reclamações em um dia, mais que uma queixa por hora.

Apesar de não ser indicador oficial de reclamações, o portal serve como termômetro para avaliar as insatisfações dos clientes, que cresceram na mesma proporção que a enxurrada de novos veículos nas ruas.

Conforme publicou o Diário, consumidores têm dificuldades em solucionar entraves junto às montadoras e concessionárias.

Sobre o levantamento, a Toyota retornou aos contatos feitos pela equipe do Diário informando que investiu em software que irá melhorar os canais de comunicação com o consumidor. Também diz que aumentou o contingente de engenheiros seniores para esse fim. Sobre a posição da companhia no ranking, 10ª colocada, reiteram que estão "aprofundando o entendimento sobre esse tipo de mídia", para melhorar os serviços.

O diretor de pós-vendas da Kia Motors do Brasil, José Vital, disse que o aumento das reclamações é natural quando há elevação no volume de vendas. Ele afirma que a montadora emplacou 54.445 veículos em 2010. "Nossa praça circulante é grande, deixamos de ser uma marca pequena." Vital diz que a Kia está implementando reformulações no atendimento ao consumidor.

Também reitera que há crescimento na estrutura da empresa, para realocar peças de reposição com mais efetividade. A Renault revela que faz investimentos contínuos nos serviços que englobam aproximação da marca com os clientes. A companhia não revela o valor desses investimentos.

Contatadas, Volkswagen, Ford, Nissan, Chevrolet, Volvo, Citröen e Peugeot não manifestaram respostas até o fechamento desta edição.




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