Economia Titulo
Falta de transparência em cartões preocupa governo
02/06/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O governo brasileiro está preocupado com a falta de transparência no setor de cartões de crédito e está de olho em padronização das informações nos moldes do que está sendo elaborado nos Estados Unidos, Costa Rica e México. A comunicação foi feita pelo coordenador-geral de comunicação da Seae (Secretaria de Acompanhamento Econômico) do Ministério da Fazenda, Marcelo Ramos, durante audiência pública na Comissão de Defesa do Consumidor, da Câmara, para tratar do tema. "O Ministério da Fazenda acha isso importante", declarou.

De acordo com o coordenador, o assunto já está sendo debatido no ambiente internacional, onde há muita preocupação com o uso do dinheiro de plástico e, por isso, começa a surgir a necessidade de normas específicas. "Educação financeira pouco sofisticada pode levar uma pessoa a ter problemas sérios", considerou. "Por isso queremos aumentar e padronizar o grau de informação disponível entre emissores e consumidores, exigir que sejam fornecidas informações e que incentivem o consumidor a se portar com mais cautela", pontuou.

BOLHA - Ramos salientou que, no Exterior, desde a crise financeira internacional de 2008, houve aumento da preocupação com a existência de possível bolha no setor de cartões de crédito. "Ainda não é o caso no Brasil", disse, afirmando usar como base dados do Banco Central mostrando que, desde a recuperação econômica em 2009, a inadimplência está em queda. "Não há preocupação aqui sobre isso, mas obviamente, essa falta de transparência na relação de consumo suscita preocupações", disse.

O diretor da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), Fernando Teles, afirmou durante audiência pública que as empresas estão empenhadas em tornar o setor mais transparente. "Queremos deixar tudo mais claro para o consumidor", disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;