Setecidades Titulo
Rio Grande tem nove casos de abandono de crianças
Vanessa Fajardo
Do Diário do Grande ABC
24/01/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Nos últimos cinco dias, o Conselho Tutelar de Rio Grande da Serra registrou nove casos de abandono de crianças e adolescentes. O caso mais recente ocorreu nessa sexta-feira à tarde, quando três crianças de 1, 3 e 5 anos foram encontradas sozinhas trancadas dentro de casa na Vila Lavínia. As crianças estavam sujas com sinais de abandono e sentiam fome.

Os vizinhos disseram à polícia que a mãe das crianças saiu por volta das 10h e até às 17h ainda não havia retornado. Preocupados com o longo intervalo em que elas permaneceram sozinhas, denunciaram a situação de abandono.

A conselheira tutelar Elaine Cristina dos Santos Silva, que acompanhou a ocorrência, disse que havia comida pronta sobre o fogão, além de embalagens de iogurte espalhadas pela casa. "Mas as crianças estavam abandonadas e não tinham comido." Ela precisou trocar as fraldas do menino de 1 ano antes de levá-lo ao Conselho Tutelar. A menina de 5 anos é a única que conseguia se comunicar. Ela disse o primeiro nome e o dos irmãos às conselheiras e contou que a mãe havia saído. "Tia, sabia que eu sei contar?", dizia, orgulhosa.

Os três foram encaminhados ontem à tarde à Casa Abrigo de Rio Grande da Serra, instituição mantida pela Prefeitura, para tomar banho e serem alimentados. Até o fechamento desta edição nem pai nem mãe das crianças haviam sido localizados. Caso não se manifestem ou não apresentem condições financeira ou emocional de criá-los, os três serão mantidos no abrigo e o juiz da cidade, Gustavo Sauaia Romero, será informado oficialmente. Se assim for, o Conselho Tutelar vai procurar pelos parentes próximos das crianças, como tios ou avós e o futuro ficará a cargo da Justiça.

A conselheira Elaine explicou que entre as ocorrências atendidas nesta semana, esta foi a única que exigiu abrigamento. "Geralmente fazemos um trabalho de orientação e a criança ou adolescente fica na família. Na maioria dos casos recentes identificamos que as mães têm problemas com drogas ou álcool, uma consequência da ausência de políticas públicas para fortalecer essas mulheres."

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;