Setecidades Titulo
Morador popular é a cara da Vila Assis
Camila Brunelli
Do Diário do Grande ABC
07/10/2010 | 07:25
Compartilhar notícia


O morador mais conhecido da Vila Assis Brasil, em Mauá, bairro que a ação social do Diário visita neste sábado, não é natural da cidade. O Zezo, dono do antigo Zezo Supermercados, nasceu Carlos José Lanfredi e em São Manoel, a cerca de 70 quilômetros de Bauru, interior de São Paulo.

Lá, ele, seus pais e sete irmãos eram colonos: plantavam e dividiam a produção com o dono da terra. Toda a parte da família Lanfredi era para alimentação. "A gente nem vendia porque naquela época não tinha valor."

Zezo resolveu ir embora de lá, tentar "fazer a vida". Veio para Mauá, morar com um tio que vivia na Vila Vitória, bairro vizinho a Vila Assis. Morou 14 anos no porão da casa do tio, num espaço de mais ou menos 30 metros quadrados. "Eu sou um cara organizado. Nesse espaço tinha meu quarto, uma cozinha e o depósito do mercadinho do meu tio", disse, referindo-se ao mercado do qual ficaria sócio mais tarde. "Levava até minhas namoradinhas para escutar som lá".

Zezo contou - meio envergonhado, meio orgulhoso - que foi "um dos caras mais namoradores" da região. "Nunca fui bonito. O negócio é ser desembaraçado".

Com a morte do tio, a quem ele considerava um pai, Zezo se mudou para a Vila Assis, onde estava preparando um salão para montar seu próprio comércio: um bar e mercearia. Atualmente, ele mora na parte de cima do prédio. Na parte de baixo, um dos comércios mais conhecidos da região. "Aqui a gente vende até gente ruim."

Além da simpatia e do carisma de Zezo, as entregas de pão fresco ao amanhecer na casa da clientela contribuíram para que toda a região reconhecesse o sorriso malandro de Zezo.

O comércio já não tem o nome do morador famoso - ele passou o mercado aos filhos Janderson e Jeferson. Em homenagem a eles e à mulher, Alice, o mercado agora chama JJA. Aos 64 anos, Zezo resolveu se aposentar. "Agora só quero ficar sentado vendo as moças passarem na rua", disse, rindo.

Neste sábado, a Vila Assis recebe o Diário do Grande ABC nos Bairros, na E.E. Profª Marlene Camargo Ribeiro, na Rua Otávio Pereira, 121. O evento é patrocinado pela Umesp (Universidade Metodista de São Paulo), Colégio Renil, Lígia Cosméticos, Programa Escola da Família, Farma Fórmulas e Sabesp (Companhia de Abastecimento do Estado de São Paulo).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;