Setecidades Titulo
Sobe para cinco total de mortos pelas chuvas no Grande ABC
Do Diário OnLine
Com Diário do Grande ABC
21/01/2010 | 10:04
Compartilhar notícia


O Corpo de Bombeiros localizou na noite desta quinta-feira o corpo de Analice de Oliveira Santos, 36 anos, que estava desaparecida após um deslizamento de terra na Rua Dona Valentina, no bairro Santo Bertoldo, em Ribeirão Pires. Com isso, subiu para nove o número de mortes causadas pelo temporal que atingiu toda a região metropolitana de São Paulo nesta madrugada. Só no Grande ABC, foram cinco mortes, sendo três em Ribeirão Pires, uma em Mauá e uma em Santo André.

Pela manhã de hoje, os bombeiros já haviam encontrado o corpo de duas meninas, filhas de Analice, que também foram soterradas. Elas foram identificadas como Ana Maria de Oliveira Santos, 13 anos, e Ana Lídia de Oliveira Santos, 9.

O pai das garotas não estava no imóvel no momento do acidente. Segundo informações de vizinhos, ele estava trabalhando e chegou ao local pouco depois do deslizamento de terra.

De acordo com a Defesa Civil de Ribeirão Pires, a forte chuva que caiu durante a madrugada gerou mais de 80 chamados em toda a cidade, envolvendo 45 deslizamentos de terra, quedas de árvores e pontos de alagamento, mas o caso mais grave foi o do bairro Santo Bertoldo.

Por conta do temporal, a prefeitura da cidade decretou estado de calamidade pública nesta quinta-feira. Segundo a nota divulgada pela administração, o índice pluviométrico das últimas 72 horas é de 120 mm - acima do nível considerado de segurança. Desde dezembro do ano passado, já foram registradas 500 ocorrências em Ribeirão Pires, entre deslizamentos e quedas de árvores.

Outros casos - Em Mauá, um desmoronamento soterrou uma casa na Rua Jair Donizete Bonassa, bairro Chácara Maria Francisca, por volta das 4h40, e atingiu três pessoas da mesma família: pai, mãe e uma criança de 1 ano e 4 meses.

As vítimas foram resgatadas e encaminhadas pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) até o Hospital Doutor Radamés Nardini, onde a mulher não resistiu aos ferimentos e morreu. O marido e o filho dela passam bem.

Já em Santo André, um outro deslizamento atingiu um barraco na viela 7 da Rua Lamartine, Jardim Santo André, e matou Antonio Soares Ribeiro, 47 anos, por volta das 2h de hoje.

Ontem, a chuva já havia matado uma criança na Vila São José, em São Bernardo. Sara Regina Oliveira Pateti, 10 anos, dormia quando o barraco onde morava com os pais e três irmãos foi soterrado. Equipes de resgate chegaram ao local cerca de 20 minutos depois do acidente, mas já encontraram a menina sem vida.

Para hoje, a expectativa é de novas pancadas de chuva em todas as cidades do Grande ABC. Segundo previsão da Somar Meteorologia, a pluviosidade (quantidade de chuva) esperada é de 50mm em média, índice considerado alto. (Colaborou Renato Neves)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;