Economia Titulo
Nobel de Economia culpa o FMI por crise argentina
Das Agências
27/05/2002 | 15:56
Compartilhar notícia


As metas do Fundo Monetário Internacional (FMI) são responsáveis pela grave crise econômica da Argentina, afirmou nesta segunda-feira em Barcelona o Prêmio Nobel de Economia em 2001, Joseph E. Stiglitz.

Na opinião do economista norte-americano, “a Argentina só fez o que lhe pediram” e “se tivesse seguido adiante com as recomendações internacionais estaria ainda pior”.

Depois de lembrar que, seguindo determinação do FMI, a Argentina “cortou seu gasto social em quase 10% nos últimos anos”, Stiglitz explicou que o déficit da Argentina se deve em grande parte à privatização da Previdência Social, uma medida solicitada pelo fundo e que, segundo o economista, teria mantido a economia argentina com superávit se não tivesse sido cumprida.

Stiglitz se referiu à crise argentina durante uma coletiva de imprensa antes da conferência “Os horizontes da globalização”, dentro da VII Jornada de Economia da Catalunha Central.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;