Cultura & Lazer Titulo
Toquinho canta no Metrópole, em S. Bernardo
Mônica Santos
Da Redaçao
12/07/1999 | 18:08
Compartilhar notícia


O cantor e compositor Toquinho é a atraçao desta terça no Vitrine MPB. A apresentaçao, às 19h, no Shopping Metrópole, em Sao Bernardo, encerra a terceira fase do projeto, dedicada à bossa nova. Desta vez, já prevendo um grande público, a organizaçao transferirá o espetáculo da parte interna para o estacionamento.

Nessa segunda à tarde, de Jaguariúna, durante o intervalo das gravaçoes de uma participaçao especial no programa Amigos, da Rede Globo, Toquinho falou ao Diário. Envolvido com vários projetos, entre eles a gravaçao de um novo CD, intitulado Só tenho tempo para ser feliz, o cantor avaliou como positiva a apresentaçao em shopping centers. "Eu acho que qualquer iniciativa em relaçao à música é válida. A música tem de ir aonde o povo está."

Toquinho nao é, de fato, um bossa-novista, mas sua participaçao nessa fase do projeto nao é por acaso. A escolha do cantor foi motivada pelo fato de que o início de sua carreira - e também seus maiores sucessos - ocorreram em parceria com os grandes nomes da bossa nova. Um bom exemplo é a consagrada Aquarela, composta por Toquinho e Vinicius de Moraes.

Além disso, em muitas composiçoes solo, ele sempre deixou claro ser influenciado pela bossa nova. "Foi um grande momento da música brasileira e todos os cantores que surgiram depois receberam essa influência, de uma maneira muito natural. Eu, por coincidência, trabalhei com pessoas dessa época, como o Tom Jobim, o Vinícius e o Baden Powell, por exemplo", explica.

Além de Aquarela, o show desta terça contará com composiçoes próprias, criadas com parceiros bossa-novistas e somente por eles. No melhor estilo banquinho, voz e violao, Toquinho irá mostrar O bem amado, A casa e O pato, todas compostas com Vinicius; Esse seu olhar, Eu sei que vou te amar, Se todos fossem iguais a você e Corcovado, de Tom e Vinícius; Samba pra Vinícius, Samba de Orly e Cotidiano nº 2, que ele compôs com Chico Buarque; além de Minha profissao (Toquinho), Escravo da alegria, O caderno e Asa branca (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira).

Carreira - Aos 34 anos de carreira, nos quais gravou mais de 300 músicas em cerca de 60 discos, Toquinho está, atualmente, envolvido com pelo menos cinco novos lançamentos.

Além do já citado Só tenho tempo para ser feliz, que traz várias cançoes inéditas e chega ao mercado no segundo semestre, o cantor está trabalhando no lançamento de Sinal aberto, show no qual ele sobe ao palco com Paulinho da Viola (a gravaçao do CD ao vivo ocorrerá em agosto, no Rio de Janeiro), e Instrumental, com Paulinho Nogueira.

Há, também, Sinfônico, que será gravado com a Orquestra Brasileira de Tatuí; Vivendo Vinícius, já gravado ao vivo com Baden Powell, Carlos Lyra e Miúcha; e um pacote de cinco CDs que reunirá toda a sua obra, separando-a por temas, como homenagens, músicas para crianças etc.

Além disso, Toquinho será o primeiro artista a ter sua carreira em DVD. O trabalho, já em fase de produçao, reúne imagens de sua infância, depoimentos e trechos dos principais shows, além dos seus maiores sucessos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;