Setecidades Titulo
Santo André instala Poste da Paz na Oliveira Lima
Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
20/05/2010 | 08:01
Compartilhar notícia
Ari Paleta/DGABC


Quem andar pela Rua Coronel Oliveira Lima, no Centro de Santo André, a partir de amanhã, notará uma obra de arte no local: o Poste da Paz. A colocação do monumento, que atualmente tem mais de 200 mil reproduções em 160 países, foi iniciativa da Prefeitura de Santo André, por meio do Departamento de Humanidades, junto com o Fórum Andreense de Direitos Humanos e Cultura de Paz. A instalação é a primeira do tipo na região.

"A ideia nasceu no ano passado, e achamos importante para estimular a cultura do pacifismo e do respeito às diferentes raças. O Poste da Paz lembra muito isso, desde que foi idealizado, no Japão ", explicou o diretor do departamento, Cássio Rodrigo.

A instalação foi feita pelo artista plástico José Felix dos Santos Filho, que mora em Santo André e há mais de 20 anos trabalha na área. "Apesar de existir vários postes espalhados por aí, essa foi a primeira vez que aceitei o desafio de criar um", disse Santos Filho.

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos fez a doação de madeira de ipê, e a SOL (Sociedade Oliveira Lima), formada por comerciantes, pagou o trabalho do artista, que custou R$ 1.000 e durou 20 dias.

O monumento feito de madeira tem 2,5 metros de altura e tem escrito em quatro lados a frase "Que a Paz Prevaleça na Terra", escrita em cada um dos lados com idiomas diferentes: português, italiano, japonês e guarani.

"A proposta é que o poste esteja o mais próximo das pessoas", concluiu Rodrigo.

Para comemorar a instalação, a Prefeitura realiza hoje, das 19h às 21h, palestra sobre Direitos Humanos e a Construção da Cultura da Paz, no Anfiteatro Heleni Guariba (Praça 4º Centenário - Centro). A inauguração do poste, na Rua Coronel Oliveira Lima está marcada para amanhã, das 10h às 11h30.

HISTÓRIA - O Poste da Paz foi idealizado em 1955, pelo poeta e filósofo Masahisa Goi, no Japão, após o lançamento das bombas que destruíram Hiroshima e Nagasaki. A instalação simboliza um ponto de encontro entre as pessoas e pode ser erguido em parques, igrejas, entidades, escolas, jardins e espaços comunitários.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;