Economia Titulo
Aprovado projeto do Polo Tecnológico de Santo André
Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
26/01/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O governo do Estado de São Paulo aprovou o projeto da construção de um parque tecnológico em Santo André. O Centro de Desenvolvimento Tecnológico - como será chamado - deve receber o subsídio de R$ 1,250 milhão por meio do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos. Até o fim deste ano será lançada a pedra fundamental.

Embora a Prefeitura de Santo André já esteja negociando com empresas de grande porte de TI (Tecnologia da Informação), metalmecânico, petroquímico e plástico, os nomes só serão revelados após a aprovação do projeto de lei, que será enviado à votação na Câmara dos Vereadores na semana que vem.

Da mesma maneira, o local a ser construído, em área de 1,2 milhão de metros quadrados - o mínimo exigido pelo governo são 200 mil metros quadrados -, também só poderá ser divulgado após a aprovação. O processo deve ter início em meados de março. "Em conversa com os proprietários desta área, todos preferiram destiná-la a um centro tecnológico do que à construção de moradias populares", diz o secretário do Desenvolvimento Econômico de Santo André, Vanderlei Retondo.

O investimento inicial durante os primeiros três anos é estimado por Retondo em R$ 400 milhões. A verba, entretanto, não sairá da Prefeitura, mas da iniciativa privada e de três universidades da cidade. "Temos de entrar como facilitadores e fiscalizadores, não como executores", afirma.

O projeto, entretanto, não anula a participação do município no Polo Tecnológico do Grande ABC. "Acreditamos que todas as cidades da região têm de ter o seu próprio parque para então ser criada a sinergia proposta para formar o Polo", avalia o secretário-adjunto do Desenvolvimento Econômico Charles Camargo. "Não podemos deixar a nossa cidade esperando", complementa Retondo.

O projeto do Polo da região ainda não foi delineado e submetido à aprovação do Sistema de Parques. Mesmo assim, os secretários afirmam que existe área disponível para a construção deste parque.

Até o fim do ano, segundo Camargo, haverá 50 empresas incubadas no parque. "Queremos nos associar à Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores)."

O intuito do Centro de Desenvolvimento Tecnológico é trazer não somente fábricas para Santo André, mas laboratórios e unidades de pesquisa de tecnologia. "Queremos ser disseminadores de conhecimento", ressalta Camargo. "Além disso, a localização é estratégica. Estamos próximos ao Porto de Santos e ao Rodoanel."

De acordo com os secretários, haverá, ainda, um centro de convenções aliado a um complexo hoteleiro. "Vamos, inclusive, melhorar o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de Santo André. Com mais empresas que gerem valor agregado aqui, teremos mais emprego, melhores salários e melhores condições de saúde", afirma Retondo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;