Setecidades Titulo
Conheça todos os santos do Grande ABC
Reynaldo Gollo
Da Redaçao
31/10/1999 | 17:32
Compartilhar notícia


Três cidades, três santos cujas primeiras letras deram o nome pela qual a regiao é conhecida em todo o Brasil. Seus nomes na tradiçao protuguesa, André, Bernardo e Caetano, fazem o ABC. Mas quem foram esses santos entre todos que sao homenageados hoje? Um pescador judeu palestino, um hábil político religioso francês e um orador italiano de grande charme. Todos de grande importância na história da religiao. André de Bethsaida - Santo André nasceu em Bethsaida, cidade da Ituréia, na Palestina, em data indeterminada. Era irmao de Pedro, a quem Cristo legou a fundaçao da Igreja Católica. Os dois eram pescadores no lago Genesaré, mais conhecido como o Mar da Galiléia. André era discípulo de Joao Batista e foi o primeiro homem convidado por Cristo para ser um dos seus 12 apóstolos.

Estudiosos da Idade Média atribuem a ele a criaçao da Igreja de Constantinopla. Nao há exatidao sobre onde André teria pregado o Evangelho depois da morte de Cristo, mas textos antigos o localizam na Grécia, onde teria sido crucificado, em 60 d.C., na cidade de Patras, em uma cruz em formato de X (que leva o seu nome - Cruz de Santo André, que está no brasao da cidade homônima e também no de Sao Bernardo).  

Seu corpo teria sido levado para Constantinopla e, depois da Queda da cidade, em 1204, transportado para Amalfi. Em 1461, o déspota Thomas Paleologos presenteou o Papa Pio II com a cabeça de André. Nos anos de 1960, o Papa Paulo VI devolveu a relíquia religiosa para Constantinopla. 

Segundo Dom Décio Pereira, Bispo de Santo André (e regiao), a principal característica desse santo é o de ter dado sua vida por Cristo. "É a maior prova de amor por Jesus." Santo André é louvado em 30 de novembro. A cidade tem uma igreja com seu nome na Vila Assunçao, na praça Presidente Vargas. 

Bernard Sorrel - Sao Bernardo nasceu Bernard Sorrel, na cidade de Fontaines, próximo a Dijon (na França), provavelmente em 1090. Ficou conhecido como Bernard de Clairvaux, por ter sido abade nessa cidade. Filho de nobres. Seu pai, Tescelin Sorrel, lutou nas Cruzadas.

Bernard tornou-se monge cistercense aos 21 anos. Quando entrou nessa ordem, seus companheiros nao passavam de 20, em um único mosteiro. Graças a seus esforços, habilidade política e reconhecida eloqüência de oratória, fez a ordem crescer assombrosamente. Ao morrer, cerca de 40 anos depois, estavam ligados à Ordem Cistercense mais de 900 monges espalhados por quase 350 mosteiros. 

O abade de Clairvaux teve muita influência durante as Cruzadas e participou de vários acertos políticos. Entre 1130 e 1138, viajou pela Europa fazendo conchavos em favor do Papa Inocêncio II contra Anacletus, rival do trono papal. Sua influência depois desse episódio o ajudou a fazer sucessor de Inocêncio II um discípulo seu: o italiano Bernardo Paganelli, que se tornou o primeiro papa cistercense, em 1145, adotando o nome de Eugênio III. O poder da ordem só decaiu com a morte desse papa e do próprio Bernard (ambos morreram no mesmo ano, 1153, o papa em 8 de julho, o futuro santo, em 20 de agosto, seu dia de louvor).

Bernard foi canonizado em 1174, apenas 21 anos após sua morte. Ele foi consagrado Doutor da Igreja Católica em 1830. "Foi um lutador. Conselheiro de reis e papas", comentou dom Décio. A cidade de Sao Bernardo, apesar de tê-lo como padroeiro e comemorar seu aniversário no dia do santo, nao tem uma igreja dedicada a ele. 

Gaetano Di Thiene - Italianíssimo como a cidade, Sao Caetano nasceu em Vicenza, em 1480. Foi batizado como Gaetano Di Thiene em homenagem a um tio, um ilustre teólogo e pensador católico chamado Giacomo Vio, mas conhecido como Gaetano porque era oriundo da cidade de Gaeta.  

O futuro santo era filho de nobres, conde Gaspar Di Thiene e condessa Maria Porto. Ainda criança, anos antes de ser canonizado, já era chamado de "o Santo" por seus colegas, que o consideravam um garoto exemplar em tudo o que fazia.  Como estudante, distingüiu-se em Direito e Teologia. Era tido como bom orador provido de muito charme. Tornou-se padre em 1516. Trabalhou em Vicenza, Roma e Veneza, nas quais fundou várias fraternidades de auxílio a pobres e inválidos. Sete anos depois, fundava em Roma a Ordem dos Theatinos, em conjunto com o colega Gian Pietro Caraffa. Amizade importante, pois Caraffa tornaria-se papa em 1555, adotando o nome de Paulo IV, e marcado por ser um fanático intransigente.  

Organizou a luta contra os partidários do Cisma Luterano (divisao da igreja Católica que originou as religioes protestantes) em Nápoles, impedindo que a nova doutrina se instalasse na regiao.  

Gaetano morreu em 1547, sendo canonizado em 1671. "Abriu as portas da igreja, até entao, fechada entre seus membros, e a abriu para os pobres", segundo dom Décio. O dia de devoçao de Sao Caetano é o 7 de agosto. A igreja dedicada a esse santo é a Velha Igreja Matriz, na rua Mariano Pamplona, no bairro Fundaçao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;