Economia Titulo
Vendas nos supermercados crescem 12,4% em agosto
Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
24/09/2008 | 07:15
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


Em agosto houve um aumento de 12,4% nas vendas dos supermercados brasileiros, em comparação ao mesmo mês em 2007. De acordo com Abras (Associação Brasileira de Supermercados), em relação a julho deste ano, o crescimento foi de 3,2%. No acumulado dos oito primeiros meses do ano, o resultado alcançou alta de 9,3%.

Para Sussumo Honda, presidente da Abras, faltando apenas quatro meses para o fim de 2008, já é possível esperar um crescimento nas vendas dos supermercados acima de 8%. "A única ressalva fica por conta dos desdobramentos da crise financeira nos Estados Unidos", afirma.

No Grande ABC, a Coop (Cooperativa de Consumo), uma das maiores redes da região, também acompanhou o movimento de alta. Registrou elevação de 10,6% em agosto, comparado ao mesmo período no ano passado.

Segundo Antonio José Monte, presidente da Coop, o resultado se deve, em grande parte, ao aumento do poder aquisitivo em todo o Brasil.
"As vendas também cresceram devido à dilatação do prazo de pagamento dos eletroeletrônicos", explica Monte.

A Coop detém 25% do mercado na região, e ocupa o 11º lugar no ranking da Abras.

PRODUTOS
O AbrasMercado, cesta de 35 produtos de largo consumo, analisada pela GfK Indicator, apresentou, em valores reais, queda de 1,10% em relação a julho - reflexo da do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de agosto. que apresentou variação de 0,28%, 0,25 ponto percentual abaixo da taxa de julho (0,53%).

Na comparação com o agosto de 2007, o AbrasMercado apresentou alta nominal de 15,1%, passando de R$ 221,12 para R$ 254,51. Em valores reais, o aumento foi de 8,41% no mesmo período.

Os produtos que registraram as maiores elevações foram: cebola, com 18%, frango congelado, com 5,9% e sabonete, com 5,6%.
Por sua vez, os itens com as maiores retrações foram: tomate, com -43,2%; batata, com -7,1%; e leite longa vida, com -5,3%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;