Setecidades Titulo
Cidade abre espaço a deficientes
Camila Galvez
20/09/2011 | 07:28
Compartilhar notícia


Marcos Paulo de Melo Jordão, o Marquinhos, 32 anos, conhece todo mundo que passa pelo Atende Fácil, em São Caetano. Quando caminha por lá, cumprimenta cada um com sorriso e aperto de mão. Seus olhos claros são brilhantes e ele está sempre disposto a ajudar. "Gosto muito de trabalhar aqui."

Marquinhos tem deficiência intelectual e é um dos dez selecionados pelo programa Agente Superação, da Secretaria da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida, que teve 42 inscritos. O programa dá oportunidade de trabalho para pessoas com deficiência em órgãos públicos.

Os agentes serão diplomados amanhã, em cerimônia no Atende Fácil, e começam a trabalhar no dia 1º de outubro. Marquinhos, porém, está em treinamento há cerca de um mês. A mãe dele, a dona de casa Gilberta Maria de Melo, 59, disse que depois que ele soube que teria um trabalho, não quer mais ficar em casa. "Ele queria muito e acho que vai ser ótimo para o desenvolvimento dele. O Marquinhos tem muito potencial."

Segundo a secretária Lílian Fernandes, a ideia é dar oportunidade para pessoas com deficiência de se encaixar no mercado de trabalho, especialmente no caso do deficiente intelectual. "Muitas vezes eles só conseguem empregos em oficinas, nunca em escritório."

Marquinhos foi bem recebido pelos funcionários. O assessor Ricardo Riedo, 31, tornou-se, inclusive, uma espécie de mentor para ele. "O Marquinhos é prestativo e interessado. Cabe a nós termos paciência para ajudá-lo." E muitas vezes quem ajuda é o próprio Marquinhos. A assistente Juliana Paula Martins, 34, é deficiente visual. Certo dia ele provou o uniforme do Atende Fácil e, como ela não enxerga, colocou a mão dela na gravata para que soubesse que ele estava uniformizado. "Ele humaniza o ambiente de trabalho."

 

ESCOLHIDOS

No Atende Fácil irão trabalhar mais dois deficientes intelectuais, além do Marquinhos, que atua diretamente na Sedef. Entre os demais agentes selecionados, há deficientes auditivos no Hospital de Emergência Albert Sabin, deficientes visuais na UBS Mauá e Centro Digital e cadeirante na Subprefeitura do bairro Prosperidade, entre outros locais.

O contrato é válido por um ano, com possibilidade de renovação por mais um. Os funcionários receberão um salário- mínimo (R$ 545) por mês, além de uma cesta básica. "Nossa intenção é que, em 2012, mais 40 agentes sejam selecionados", comentou a secretária Lílian Fernandes.

 

Multa moral passa a ter validade a partir de amanhã

 

Está tudo pronto para a aplicação da multa moral em São Caetano, que pretende constranger motoristas que estacionam em vagas reservadas para idosos e deficientes físicos. A conscientização será feita amanhã, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, em três pontos da cidade: Rua Manoel Coelho com Rua Baraldi, Rua Visconde de Inhaúma (perto da padaria Ben Hur) e estacionamento do supermercado Pão de Açúcar, na Rua Maranhão.

A secretária da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida, Lílian Fernandes, explicou que, durante a ação, serão colocadas cadeiras de rodas em vagas comuns. Elas terão um cartaz escrito "São só cinco minutinhos". "Mas são cinco minutinhos que podem fazer a diferença para quem realmente tem direito", disse Lílian.

A multa moral é uma forma de educar o motorista, mas a intenção da secretária é alertar as autoridades para que os veículos sejam efetivamente multados, como prevê o Código de Trânsito Brasileiro. A multa para quem estaciona em vagas reservadas é de R$ 53,21, mais três pontos na carteira de habilitação, além de remoção do veículo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;