Cultura & Lazer Titulo
Filarmônica de S.Bernardo toca de graça
Mauro Fernando
Do Diário do Grande ABC
09/12/2000 | 16:49
Compartilhar notícia


A recém-formada Orquestra Filarmônica de Sao Bernardo apresenta neste domingo, às 20h30, um Concerto de Natal na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem (praça da Matriz, s/nº, Sao Bernardo).

Com entrada franca, a orquestra, sob a regência do maestro Paulo Rydlewski, recebe o reforço dos solistas Marcelo Vanucci (tenor) e Camila Titinger (soprano infantil) e dos corais da Fundaçao Bradesco e do Colégio Salesiano.

Composta por 48 músicos, a Filarmônica executa obras de Johann Sebastian Bach (1685-1750), Georg Friedrich Haendel (1685-1759), Giacomo Puccini (1854-1924) e Giuseppe Verdi (1813-1901).

De Bach, a orquestra apresenta ária da Suíte nº 1 e Jesus Alegria dos Homens. Bach, que tem na religiosidade sua temática mais freqüente, alcançou boa reputaçao até como especialista em consertar órgaos, seu principal instrumento.

Aleluia, de Haendel, também está no programa. Embora a variedade seja a marca da obra do compositor, sua predileçao caía sobre a música vocal.

De Puccini, a Filarmônica pinçou Nessun Dorma. La Bohème, Tosca e Madame Buterfly sao suas óperas mais conhecidas.

Va Pensiero é a obra de Verdi que está no programa da orquestra. O compositor italiano, autor de La Traviata, Aída e Otello, é um gigante da arte lírica do século XIX, para a qual talvez seja o melhor tradutor das preocupaçoes estéticas, morais e políticas populares.

Uma parceria entre a Prefeitura e a Sociedade dos Amigos das Artes de Sao Bernardo possibilitou a criaçao da Filarmônica, cujo primeiro concerto foi realizado em 12 de setembro, no Teatro Lauro Gomes, para convidados. O primeiro aberto ao público foi executado cinco dias depois, no Paço Municipal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;