Cultura & Lazer Titulo Música
Homem de coração

Cantor romântico Wando morre aos 66 anos; músico estava
internado em Belo Horizonte (MG) desde o dia 27 de janeiro

Vinícius Castelli
Do Diário do Grande ABC
09/02/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Morreu na manhã de ontem, aos 66 anos, o cantor Wando, vítima de parada cardiorrespiratória. O músico estava internado, em Belo Horizonte desde 27 de janeiro e chegou ao hospital apresentando quadro de angina de peito, quando se preparava para cateterismo. O músico sofreu um enfarte e foi submetido a uma angioplastia para desobstruir as artérias. Desde então, seguia sedado no Centro de Tratamento Intensivo e respirava com auxílio de aparelhos.

Seu quadro melhorou na última semana e ele já respirava sozinho. Mas às 5h40 de ontem, os médicos diagnosticaram uma piora cardíaca. O coração de Wando ficou sem batimentos uma hora depois e, mesmo com as tentativas de reanimação, o cantor morreu às 8h.

De acordo com o hospital, a mulher do cantor, Renata Costa Lana e Souza, estava ao seu lado na hora. O enterro será realizado hoje, às 11h, no cemitério Bosque da Esperança, em Belo Horizonte, mesmo local onde o corpo está sendo velado desde a tarde de ontem.

Nascido Wanderley Alves dos Reis, em 2 de outubro de 1945, no Arraial Bom Jardim, em Minas Gerais, Wando se mudou para Juiz de Fora, onde estudou o primário. Depois foi para Volta Redonda, no Rio de Janeiro. Lá, trabalhou como feirante, entregador de leite, motorista de caminhão e vendedor de jornal.

Estudou violão clássico, mas abandonou as aulas pois queria atingir as mulheres. "Eu descobri que não era legal para o que eu queria. Eu queria tocar para as moças, e o violão clássico é bacana, mas elas ficavam um pouco entediadas. Descobri que precisava fazer umas canções de amor", declarou em seu site oficial.

Seu primeiro álbum, 'Gloria a Deus e Samba na Terra', foi lançado em 1973. 'Moça', de 1975, vendeu 1,2 milhão de cópias. No total foram registrados 28 discos. Entre os sucessos listam faixas como 'O Importante é Ser Fevereiro', gravada também por Jair Rodrigues e 'Fogo e Paixão'. Seus shows ficaram famosos também pelas calcinhas jogadas ao palco pela plateia e distribuídas por ele ao público.

No Grande ABC, ele chegou a fazer miniturnê em 1991. Sua última apresentação na região foi em 2007, durante homenagem ao Dia das Mulheres em São Caetano.

PÓSTUMO
O filme 'Vou Rifar Meu Coração', da cineasta Ana Rieper, terá Wando como um dos entrevistados. O longa deve chegar às telas ainda neste semestre. (com agências)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;