Internacional Titulo
Turquia fecha para obras aeroporto perto de base aérea
Da AFP
21/10/2002 | 17:04
Compartilhar notícia


O aeroporto civil de Adana, no Sul da Turquia e próximo à cidade onde estão aviões militares americanos e britânicos que vigiam o Norte do Iraque, será fechado durante vários meses para obras, informou nesta segunda-feira a imprensa turca.

Segundo fontes aeronáuticas locais, este fechamento não teria relação com uma possível intervenção americana contra o Iraque.

Perto do aeroporto se encontra a mítica base militar de Incirlik.

Os jornais turcos falam de um fechamento em torno de 3 meses, embora as mesmas fontes indiquem que a duração destas obras "na pista e nos equipamentos eletrônicos" não foi definida.

O aeroporto de Adana recebe diariamente 20 vôos domésticos e alguns internacionais. Eles serão desviados para a cidade de Gaziantep, a 150 km ao Leste de Adana. Sua capacidade anual é de 2,2 milhões de passageiros.

A base de Incirlik desempenha um papel primordial nas operações anglo-americanas que vigiam a zona de exclusão aérea estabelecida no Norte do Iraque.

A Turquia, membro da Otan e aliado privilegiado dos Estados Unidos na região, participou em 1991 na guerra do Golfo Pérsico contra o Iraque, embora se oponha atualmente a uma nova intervenção militar contra seu vizinho do Sul.

O chefe do comando central do exército americano, general Tommy Franks, disse nesta segunda-feira em Ankara que seu país não solicitou a utilização das bases da Turquia, país aliado, para uma eventual operação contra o Iraque.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;