Cultura & Lazer Titulo
Comédia retrata o divórcio
21/12/2010 | 07:47
Compartilhar notícia


Música para cortar os pulsos. Não, não se trata de uma crítica à peça (ótima, segundo o especialista Dib Carneiro Neto) que acaba de deixar o cartaz em São Paulo com a promessa de voltar em 2011. "Adeus, vou pra não voltar/ E onde quer que eu vá/ Sei que vou sozinho..."

A música para despedaçar corações - 'Vou Pra Não Voltar', de Edu Lobo, versos de Torquato Neto - integra a trilha de 'O Ciúme Mora ao Lado', comédia finlandesa que estreou na sexta-feira, depois de passar no Festival do Rio e na Mostra de São Paulo.

Música brasileira em filme da Finlândia? E uma comédia, ainda por cima? Em tempos de multiculturalismo, isso não surpreende mais, mas só experimentará estranhamento o espectador que não conhece o diretor Mika Kaurismäki.

Irmão de Aki Kaurismäki, Mika vive há quase 20 anos no País. Fala português fluente e é apaixonado pela música brasileira, à qual dedicou dois documentários, 'Moro no Brasil' e 'Brasileirinho'. Não surpreende, portanto, que ele tenha recorrido a Torquato Neto, e a Edu Lobo, em seu novo filme.

Curiosidade: a Finlândia é considerado o país europeu com as maiores taxas de divórcios. É disso que trata o filme. O título traz casal que se separa. Para provar que são civilizados, resolvem viver sob o mesmo teto até a venda da casa.

Compartilhar a propriedade revela-se experiência difícil para Juhani e Tuula, personagens de Hannu Pekka Bjorkman e Elina Knihtila. Agem com discrição até que Juhani chega da balada com acompanhante. Tuula reage trazendo a própria conquista na noite seguinte, para retaliação. A indiferença que ambos pensavam sentir um pelo outro dá lugar a uma disputa árdua.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;