Setecidades Titulo
Vila Luzita enfrenta caos no trânsito por conta de obras
Michelly Cyrillo
Do Diário do Grande ABC
03/08/2010 | 08:37
Compartilhar notícia


A interdição de trecho da Avenida Dom Pedro I, em Santo André, por conta da segunda etapa das obras de combate à enchente na Vila Luzita, complica o trânsito na rua Bernardo Guimarães nesta terça-feira. Os motoristas chegam a ficar cerca de 40 minutos parados no trânsito por causa dos desvios e do horário de almoço e entrada nas escolas, segundo informaram os agentes de trânsito.

Aqueles que trafegaram pela região ontem também enfrentaram trânsito lento e desorientação. Quem segue sentido Largo da Vila Luzita terá de se armar de paciência. As intervenções realizadas pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) devem prosseguir até 30 de outubro. Placas informando a interdição foram colocadas em diversos pontos do bairro, mas parecem não ter surtido efeito.

O serviço começou no dia 19. Ontem, o tráfego na avenida Dom Pedro I em frente ao largo foi interditado até o terminal de ônibus. Desde a manhã, os motoristas reclamaram da falta de sinalização e do caos nas vias próximas. "É um absurdo interditarem esta avenida e não sinalizarem bem antes. Agora tenho de pegar o trânsito na ida e na volta do desvio", constatou o motorista José Ribeiro de Lima, 56 anos.

Entre 12h e 14h, havia apenas um agente de trânsito orientando os motoristas no local. Os comerciantes ajudaram a organizar o tráfego no trecho em frente às lojas próximas ao largo. "Só um agente é pouco, por isso ajudamos a avisar que a rua está fechada e os carros começaram a manobrar. Foi um caos. Eles precisam tomar providências", disse o comerciante Sergio Oliti, 24.

Representantes da Prefeitura, Semasa e comerciantes se reuniram por volta das 14h para estudar rotas alternativas ao desvio proposto. A Prefeitura informou que, após a reunião, oito agentes foram alocados em três cruzamentos para informar os motoristas. Porém, o Diário voltou ao local, por volta das 19h, e encontrou apenas dois agentes organizando o trânsito na esquina da Avenida Dom Pedro I com a Rua do Amaro.

Segundo a Prefeitura, havia agentes nas esquinas da Avenida Dom Pedro I com Rua João Neves, Bernardo Guimarães e Osvaldo Orico. Mesmo com o comércio fechado havia muita confusão próximo ao largo. "Agora à noite não tem agente, pensamos que era permitido passar. Vou ter de esperar oito carros voltarem de ré", disse o guincheiro Reinaldo dos Santos, 40 anos.

O DST (Departamento de Segurança de Trânsito) está estudando junto com o Semasa a possibilidade de abrir um acesso temporário sobre o Largo da Vila Luzita para a Avenida Capitão Mário Toledo de Camargo em regime de urgência.

A principal rota alternativa para se dirigir ao Largo da Vila Luzita é a Avenida Capitão Mario Toledo de Camargo. O trecho da Avenida Dom Pedro I, entre a Avenida Capitão Mario Toledo de Camargo e o Largo sentido Centro/Bairro, deve ser evitado e somente utilizado para trânsito local e carga e descarga de mercadorias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;