Setecidades Titulo
Ribeirão tem 17 pacientes mentais com bolsa governamental
Samir Siviero
Do Diário do Grande ABC
19/12/2003 | 22:46
Compartilhar notícia


Dezessete mulheres atendidas pela rede de saúde mental da Prefeitura de Ribeirão Pires começaram a receber nesta sexta uma bolsa mensal de R$ 240, por estarem inscritas no programa De Volta para Casa, do Ministério da Saúde. Atualmente, as mulheres moram em oito residências terapêuticas na cidade, mas, até o ano passado, estavam internadas em um hospital psiquiátrico, local que só atendia mulheres e foi desativado pela Prefeitura em dezembro de 2002.

Para receber o benefício, as pessoas devem ter sido internadas nos últimos dois anos e hoje estar em outro local, como em residências terapêuticas, e principalmente ter a documentação necessária em ordem. O programa faz parte da luta antimanicomial do Ministério e tem como objetivo incentivar a desinternação de pacientes psiquiátricos e levá-los de volta para suas famílias.

Algumas dessas pessoas não têm sequer referência de onde nasceram, o que torna difícil obter documentos. “Vamos atrás das referências dessas pessoas, buscar seus documentos, para que elas sejam inseridas no programa. Temos contatado até cartórios do Nordeste para conseguir isso”, garantiu o secretário de Saúde de Ribeirão Pires, Ricardo Carajeleascow. A cidade é a única do Grande ABC que terá pacientes beneficiados, nesse momento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;