Economia Titulo
Palocci diz que crescimento da economia não é 'vôo de galinha'
Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
01/03/2005 | 16:51
Compartilhar notícia


O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, reafirmou nesta terça-feira que o crescimento da economia brasileira não é um "vôo de galinha". Ele considerou uma excelente notícia para o país o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de 5,2% em 2004, resultado divulgado nesta terça-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), e comemorou o recorde no volume de exportações brasileiras, de mais de US$ 100 bilhões em 12 meses.

"Não há nenhuma possibilidade de vôos de galinha e de fato o Brasil tem uma grande chance de criar um vôo de crescimento longo, consistente, equilibrado e forte, gerando empregos – o que é mais importante – e aumentando a renda das famílias", disse.

Segundo o ministro, o resultado mostra que o Brasil retomou "um nível de crescimento que não tínhamos há dez anos". Para Palocci, o crescimento do país e as altas taxas de investimentos são sinais claros da "sustentabilidade" da economia.

"Nós temos ainda uma agenda extensa de reformas microeconômicas para melhorar o ambiente de negócio, para fortalecer o crédito. E isso precisa ser acompanhado da continuidade do esforço fiscal, do esforço de reformas para termos mais sustentabilidade ao processo de crescimento", acrescentou.

Ao se referir ao recorde de exportações, Palocci não poupou elogios. "Essa é uma meta e um valor excepcional para a economia brasileira. Mostra a grande vitalidade do nosso comércio exterior. Nós temos aumentado as importações mas também, de forma consistente, as exportações", disse.

Para Palocci, o resultado da balança comercial mostra que as contas externas brasileiras continuam sendo um instrumento e um pilar essencial à estabilidade econômica do país. Ele afirmou, ainda, que os números são fruto do trabalho dos ministérios, das empresas e dos trabalhadores que atuam na área.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;