Setecidades Titulo
São Bernardo terá laboratório para distúrbio nutricional
Ana Macchi
Do Diário do Grande ABC
05/04/2004 | 20:52
Compartilhar notícia


  Cerca de 120 crianças em alto grau de desnutrição que moram em bairros carentes de São Bernardo serão chamadas, a partir da próxima semana, para acompanhamento no Ambulatório de Distúrbios Nutricional que será inaugurado nesta terça na UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila Euclides, no Centro.

Foram selecionadas as crianças mais desnutridas do Projeto de Combate à Carência Nutricional – que distribui leite e óleo como reforço alimentar a 1,2 mil famílias de crianças da cidade. “Serão priorizadas as bem magras, que têm percentual de peso menor que 3 (o mais baixo)”, disse a coordenadora do projeto, Jacqueline Yvonne Zamboni.

A maioria mora na favela do Oleoduto ou na região do Alvarenga. A proposta da médica é convidar as famílias para receberem a orientação no ambulatório a cada 45 dias, com direito a pesagem e medição. Posteriormente, o atendimento será ampliado.

O projeto não chegará às áreas com quadro de desnutrição, o que obrigará as famílias a se deslocarem até o Centro da cidade na busca pelo auxílio. “Pensamos em ir até eles, mas é difícil chegar aos locais onde esses moradores estão”, afirmou a médica.

Serão beneficiados integrantes do Bolsa-Família, programa ligado ao governo federal, que recebem R$ 50 como ajuda de custo. O projeto não visa a distribuição de cestas básicas ou o fornecimento de passes de ônibus para os mais pobres. O ambulatório funciona todas as segundas-feiras e terças-feiras, na rua Anunciata Gobbi, 165.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;