Economia Titulo
Relatório do FMI prevê crescimento de 5,1% para a economia mundial em 2006
Da Agência Brasil
14/09/2006 | 18:41
Compartilhar notícia


O FMI (Fundo Monetário Internacional) divulgou nesta quinta-feira o relatório “World Economic Outlook” em que prevê crescimento de 5,1% para a economia mundial neste ano. O relatório foi divulgado durante a reunião de outono do Fundo, que se realiza em Cingapura, e a previsão supera em 0,3 ponto percentual a da reunião de verão, ocorrida em abril.

Será a expansão mais forte desde o começo dos anos 70, segundo o documento. No entanto, o relatório ressalta preocupação com a inflação, provocada principalmente pelo preço do petróleo.

“Este panorama favorável dependerá das medidas de controle da inflação e que as pressões contrárias sejam contidas por modestas taxas de juros dos bancos centrais”, alerta o texto, que também recomenda que os paises em desenvolvimento evitem "gargalos" nas exportações.

O documento coloca o Brasil no último lugar em termos de crescimento, com aumento de 3,6% para o PIB (Produto Interno Bruto), embora essa posição tenha melhorado em 0,1 ponto percentual em relação a abril. O desempenho brasileiro, segundo o texto, será inferior à média da América latina, cujo crescimento neste ano tem previsão de chegar a 4,8%.

O Fundo estima para os Estados Unidos crescimento de 3,4%, enquanto para a União Européia a previsão é de que deverá crescer 2,4%. Para 2007, o FMI aponta que o Brasil vai crescer 4%, ao passo que o desempenho do mundo será de 4,9% e o da América Latina, de 4,2%. 



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;