Internacional Titulo
Saddam Hussein não será julgado antes de outubro ou novembro
Da AFP
18/07/2005 | 11:52
Compartilhar notícia


O julgamento do ditador iraquiano, Saddam Hussein, acusado de ter ordenado a matança de xiitas na cidade de Dujail (norte de Bagdá) em 1982, não acontecerá antes de outubro ou novembro. No domingo, o juiz de instrução do TEI (Tribunal Especial Iraquiano), Raed Yuhi, anunciou a conclusão da fase de instrução do processo contra Saddam Hussein.

Segundo o advogado de Saddan, Emmanuel Ludot, o direito processual penal iraquiano prevê um prazo de 45 dias antes do início das audiências. "No caso de Saddam Hussein, serão tantos julgamentos como acusações", disse o advogado. "O primeiro julgamento servirá para testar o TEI e para ver como reage a resistência".

"Os juízes não querem realizar um julgamento único para evitar o risco de um fracasso e passar uma imagem muito positiva da justiça iraquiana. Querem ter o controle total do calendário", afirmou Ludot.

Fontes ligadas ao TEI afirmaram que as datas dos julgamentos devem ser estabelecidas por um grupo formado por cinco membros do tribunal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;