Economia Titulo
FMI estuda pedido da AL para mudança no cálculo do superávit
Da AFP
08/04/2004 | 19:49
Compartilhar notícia


O FMI (Fundo Monetário Internacional) declarou, nesta quinta-feira, que estuda o pedido realizado pela América Latina para não considerar certos investimentos como gastos correntes no cálculo do superávit fiscal primário, mas advertiu que não há uma resposta simples para este tema.

"Não é um tema que tem uma resposta simples, mas é uma questão que estamos analisando em uma série de níveis, não apenas no contexto latino-americano", disse o porta-voz do FMI, Tom Dawson.

Durante a assembléia anual do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), realizada na semana passada em Lima, 11 países da América Latina liderados pelo Brasil pediram ao Fundo maior flexibilidade na contabilidade fiscal para aumentar os investimentos públicos.

"A realidade é que na América Latina particularmente o investimento público tem sido relativamente baixo, e isto foi motivo de certa preocupação", admitiu Dawson. "A idéia de promover investimentos, incluindo o investimento público, é compartilhada por todas as partes", avaliou. Entretanto, Dawson destacou que "não é uma simples questão de redefinir alguns investimentos como gastos, porque os investimentos criam de fato dívidas na maioria destes casos e as dívidas precisam ser financiadas".

Segundo o porta-voz do Fundo, "não só na América Latina, em especial, mas também em outras regiões, há dúvidas sobre a sustentabilidade da proposta".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;