Internacional Titulo
Israel quer soberania do subsolo das Mesquitas
Por Do Diário do Grande ABC
14/09/2000 | 10:07
Compartilhar notícia


Israel ficaria satisfeito se garantisse a soberania do subsolo da Esplanada das Mesquitas, o terceiro Lugar Santo do Isla, situado na cidade velha de Jerusalém, afirma esta quinta-feira o jornal Haaretz.

Dentro de um acordo de paz, Israel deve pleitear a conservaçao da soberania do lugar situado sob a mesquita de Al Qasa, o Domo da Rocha, e o espaço que separa estas duas construçoes para impedir que sejam realizadas escavaçoes no sítio onde se encontram os vestígios do segundo Templo judeu, o lugar mais sagrado do judaísmo, destruído pelos romanos no ano 70 da Era Crista, segundo o jornal.

Entrevistado pela rádio pública, o ministro da Justiça Yossi Beilin negou-se a comentar a informaçao do Haaretz.

Até agora, o presidente da Autoridade Palestina Yasser Arafat negou-se a condescender a respeito do pedido de soberania total sobre Jerusalém Oriental - conquistada e anexada por Israel em 1967 -, inclusive a Esplanada das Mesquitas.

Este problema foi em grande parte a causa do fracasso das recentes reunioes de Camp David.

Israelenses e palestinos devem iniciar hoje novas negociaçoes em separado, em Nova York, para tentar colocar no papel os acordos conversados em Camp David.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;