Política Titulo
Campeões de voto projetam o Executivo
Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
16/10/2011 | 07:22
Compartilhar notícia


Os campeões de voto ao Legislativo em 2008 no Grande ABC estão traçando voos altos para processo eleitoral de 2012. Com o sucesso alcançado nas urnas, os vereadores mais lembrados projetam entrar na disputa sucessória à Prefeitura usando o artifício do credenciamento popular para angariar espaço nas respectivas legendas. Faltando um ano para o pleito, a movimentação política na região, inclusive com troca partidária, avançou neste sentido, dando condições para tornarem-se prediletos no cenário interno.

Em São Bernardo, o vereador Admir Ferro (PSDB), que obteve a maior votação da região, com 8,4 mil sufrágios, é o favorito na bolsa de apostas tucana. O tucano avalia que seria importante referendar o candidato até o fim do ano por conta da consolidação dos demais concorrentes - Luiz Marinho (PT) e Alex Manente (PPS). "A votação ajuda, pois mostra a credibilidade. Contribui a experiência no Executivo (dez anos na Secretaria de Educação e Cultura), além de estar no sexto mandato, sem mancha."

Na cidade comandada por Aidan Ravin (PTB), o líder da lista dos eleitos, Paulinho Serra (PSDB). tem realizado peregrinação com cardeais tucanos para viabilizar seu nome na disputa. Com 6,1 mil votos, o tucano andreense sustenta que a construção do projeto para a cidade, aliado à ligação familiar em Santo André, o fez triplicar votação de 2004 para 2008. "Entramos na política a partir da perda da referência administrativa, que era o Celso Daniel (PT). Grupo cresceu e foi a demonstração de reconhecimento das urnas de que estamos no caminho certo agora para encarar a majoritária."

No topo de São Caetano, os dois nomes do ranking, Gilberto Costa e Paulo Pinheiro, inclusive, migraram de partido para conseguirem se enquadrar na conjuntura local. Gilberto trocou o PP pelo PTB e Pinheiro saiu do PTB rumo ao PMDB. Desde 2004, ambos alternaram na liderança, sendo que em 2006, para deputado estadual, tiveram votação aproximada na casa dos 21 mil votos. Com 5,8 mil sufrágios, Gilberto defendeu que historicamente o campeão de votos se torna credenciado ao pleito seguinte. "Há expectativa natural da população. O governo disse o candidato seria do PTB, isso indica que estou no páreo."

Mauá também deve contar na disputa majoritária com os dois mais bem votados: Átila Jacomussi (com 8,4 mil) e Irmão Ozelito (4,9 mil). A troca de sigla também fez parte do jogo político para encamparem com força a disputa, sendo a mudança do PV para o PPS e PSB ao PTB, respectivamente. 

Puxadores estão no páreo para alavancar nome sucessório 

Para puxar os votos ao campo majoritário, quadros políticos de destaque em 2008 estão sendo pinçados a dedo para servir de catapulta aos apoiados ao Paço em 2012. Em Santo André, o prefeito Aidan Ravin (PTB) trouxe para o PTB o candidato mais bem votado: Luiz Zacarias (ex-PR), que amealhou 7,2 mil sufrágios, que não se elegeu por conta do quociente eleitoral.

Em São Caetano, com a possível polarização entre Gilberto Costa (PTB) e Paulo Pinheiro (PMDB), o posto de alavancador de votos deve ficar com de Paulo Bottura por conta da trajetória no Legislativo, onde foi duas vezes presidente.

São Bernardo vai contar com pulverização de votos. Com a candidatura de Admir Ferro (PSDB) ao Paço, o posto do topo do ranking tende a ficar nas mãos de um nome petista devido à campanha ao lado do prefeito Luiz Marinho (PT).

No município gerido por Oswaldo Dias (PT), o pai de dois candidatos ao Paço é a estratégia para acumular votos. Atila Jacomussi (PPS) incentiva Admir Jacomussi a chegar ao oitavo mandato no Legislativo e a deputada Vanessa Damo (PMDB) tenta convencer o ex-prefeito Leonel Damo a retornar à Câmara após 37 anos. Porém, outro nome entra com força no meio político: o ex-vice-prefeito Márcio Chaves.

Mais lembrado em Diadema em 2008, com 6,2 mil votos, Márcio da Farmácia trocou o PSDB junto com o candidato ao Paço Lauro Michels para o PV e deve ser o principal puxador do verde.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;