Política Titulo Tratamento
Lula volta para S.Bernardo e discute melhoria do SUS

Ex-presidente recebeu homenagens e ganhou jogo de sofá

Cynthia Tavares
Especial para o Diário
02/11/2011 | 07:36
Compartilhar notícia


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu ontem à tarde alta do Hospital Sírio-Libanês, onde esteve internado desde segunda-feira para passar pela primeira sessão de quimioterapia, e foi direto para seu apartamento em São Bernardo. No sábado, o petista foi diagnosticado com tumor na laringe.

A comitiva que acompanhou Lula até em casa contou com a presença do presidente do Instituto Cidadania, Paulo Okamotto. "Ele estava falando de política e de como melhorar a Saúde e o SUS (Sistema Único de Saúde)", relatou.

De acordo com Okamotto, que é amigo pessoal de Lula, o ex-presidente não dormiu direito de segunda para terça-feira por conta do "entra e sai de enfermeiras e médicos do quarto". "Mas ele está ótimo e bem-humorado", ponderou.

Os médicos Paulo Hoff e Artur Katz afirmaram, em entrevista coletiva na tarde de ontem, que Lula ainda não começou a sentir os efeitos colaterais do tratamento. O sintoma mais comum de acordo com os oncologistas é náusea.

Ao ser questionado se Lula está com medo de perder a barba com a quimioterapia, Okamotto foi enfático. "Perder a barba? A única preocupação nossa no momento é a saúde dele", ressaltou.

O ex-presidente está com bolsa de infusão, que leva o remédio ao sangue por meio de um cateter colocado próximo à clavícula. Uma empresa de home care foi contratada para acompanhar o tratamento. Um enfermeiro ficará responsável pela medicação de Lula. Cuidados básicos como medir pressão arterial e a temperatura também serão desempenhados. A equipe de médicos do Sírio Libanês supervisionará de perto o trabalho. O próximo ciclo de quimioterapia ocorrerá em 20 dias.

O Instituto Lula divulgou vídeo no qual o petista agradece o povo brasileiro pelo apoio e pela torcida. "Estou preparado para enfrentar mais essa batalha e acho que vamos conseguir tirar de letra. Por mais que a gente siga recomendações médicas, por mais que a gente faça o que precisa ser feito, acho que vou conseguir vencer mais essa batalha. E com a solidariedade de vocês será mais fácil", declarou.

Apesar do clima tranquilo na porta do prédio onde o ex-presidente mora, as manifestações de carinho não foram poucas. O PT de São Bernardo colocou faixa de apoio ao ex-presidente. "Lula, o mundo precisa de você. Força companheiro!", diz a mensagem. Por volta das 17h, uma empresa entregou jogo de sofás na casa do ex-sindicalista. Os móveis foram presente de lojista de São Bernardo, que pediu para não ser identificado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;