Setecidades Titulo
Vítimas de assalto equipam rua com câmeras
Tatiane Conceição
Do Diário do Grande ABC
19/06/2010 | 08:27
Compartilhar notícia


Os moradores da Rua Augusto Frederico Schimidt, no bairro Anchieta, em São Bernardo, contam que os furtos e roubos de veículos são frequentes na via, situada próxima à Via Anchieta, o que facilita a fuga dos criminosos. Cansados dessa rotina, eles instalaram câmeras que registraram a ação dos bandidos (veja vídeo no Diário OnLine).

Somente nesta semana, vizinhos relatam três crimes: furto de veículo, assalto à mão armada e arrombamento. O marceneiro Carlos Magno, 37 anos, cuja mulher foi vítima do assalto, decidiu há dois meses adquirir um sistema de segurança para tentar inibir a prática de roubos.

"Estes assaltos não são um problema de agora, eles já ocorrem há uns dois ou três anos. É como uma loteria, você não sabe quem vai ser o próximo", criticou ele, que já teve uma perua roubada em frente à sua casa.

Magno, junto de outros vizinhos, investiu R$ 8.000 na compra de oito câmeras que cobrem sete residências, o equivalente a aproximadamente 5% da rua, segundo seus cálculos.

Elas flagraram as ocorrências desta semana: o furto de um Chevrolet Montana, ocorrido ontem; o assalto a motorista de um Chevrolet Zafira, na terça, e o arrombamento de um Fiat Palio, na segunda-feira.

O morador contou que, após as câmeras, os roubos não diminuíram, porém ele conseguiu chamar a atenção para o problema da violência na via. "Consegui ter mais voz, estou sendo ouvido", afirmou Magno. Na sua opinião, deveria ser instalado na praça localizada no fim da rua um posto da polícia.

A aposentada Jurema Longo, 59, é mais uma vítima dos assaltos na Frederico Schimidt. Ela disse que seu irmão já teve roubados, no período de dois anos, três carros que estavam estacionados na via: o primeiro assalto ocorreu há dois anos (caminhonete), depois, outra caminhonete foi levada e, há seis meses, ele foi novamente alvo dos bandidos, que levaram um Peugeot.

"Nem dá para andar arrumado nessa rua", reclamou ela, vestida de tênis, jaqueta e calça jeans. "Não tem morador que não tenha sido assaltado aqui", completou.

A Polícia Militar afirma que intensificará a ronda na área, e que as informações fornecidas pelos moradores serão consideradas no planejamento operacional da 2ª Cia do 6º Batalhão de PM que realiza o patrulhamento na região.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;