Cultura & Lazer Titulo
AOL provoca guerra publicitária milionária
Do Diário do Grande ABC
14/11/1999 | 18:48
Compartilhar notícia


A chegada do America On Line (AOL) - o maior provedor de acesso e conteúdo da Internet - ao mercado brasileiro está provocando uma guerra milionária de campanhas publicitárias. A rede mundial de computadores cresce freneticamente e é, cada vez mais, uma oportunidade de negócios. DM9DDB e DPTO. sao as agências contratadas pelo Universo On Line (UOL) e ZAZ, os dois provedores que têm o maior número de assinantes. A Lowe Loducca foi a escolhida pela AOL para comandar a estratégia de comunicaçao e tentar liderar o mercado em apenas dois anos.

A disputa para conquistar assinantes e usuários será muito dura, mas há sinais de que essa guerra pode trazer, a curto prazo, vantagens para o consumidor. Na semana passada, o presidente-executivo da StarMedia, Fernando Espuelas, anunciou que pretende utilizar o serviço de acesso à Internet como forma de pressao para forçar os concorrentes a reduzirem o valor da taxa mensal cobrada dos assinantes, que fica, atualmente, na média dos R$ 30,00.

Além da reduçao do preço da mensalidade, muitos esperam que a guerra dos provedores também traga ao Brasil as superpromoçoes para a compra de computadores. A AOL costuma firmar parcerias com empresas de telecomunicaçoes e fabricantes de softwares e computadores, o que permite baixar o custo do acesso à Internet.

Os planos do maior provedor do mundo sao, obviamente, também conquistar a liderança do mercado brasileiro. Mas, a competiçao será feroz. O jornalista Caio Túlio Costa, 45 anos, diretor-geral do UOL - o líder do mercado, com cerca de 550 mil assinantes e faturamento de US$ 50 milhoes em 1998 - afirma que a DM9DDB já está preparando uma nova campanha publicitária que será veiculada em pouco tempo.

Sobre as promoçoes para a compra de computadores com grandes descontos Costa faz mistério, mas admite que devem chegar aqui em pouco tempo. "Amanha estaremos anunciando, com a Telefônica, novidades a respeito de acesso de alta velocidade para a Internet", informa o diretor do UOL.

Sílvia Berno de Jesus, diretora do ZAZ, também promete surpresas aos assinantes e usuários do segundo maior provedor do Brasil. Ela revela que o plano estratégico da empresa é liderar o mercado no ano 2000. "Hoje, temos aproximadamente 16% de participaçao, com 340 mil assinantes", diz.

Conteúdo - O diretor de planejamento e atendimento da DPTO. Propaganda, Francisco Abreu, diz que "o conteúdo do ZAZ é feito no Brasil e oferece informaçao, notícias e relacionamento para brasileiros". Nada mais coerente que a idéia veiculada nos anúncios do provedor: "ZAZ é a Internet do Brasil". A campanha criada pela DPTO. desenvolve o posicionamento de ZAZ por meio da mensagem "Você pode fazer sua revoluçao pessoal". "Isso significa que estar na Internet é uma ótima oportunidade de crescimento pessoal e profissional", explica Abreu.

Gigante - O America On Line tem cerca de 19 milhoes de assinantes em 13 países. O faturamento em 1998 foi de US$ 4,9 bilhoes, e em 1997 registrou US$ 1,7 bilhao. Neste ano, o resultado do terceiro trimestre indicou lucro líquido de US$ 485 milhoes. Nos Estados Unidos, seus assinantes pagam, em média, US$ 22 por mês. O serviço de compras on-line da AOL tem cerca de 11 milhoes de pessoas cadastradas.

Recentemente, a AOL comprou as empresas que produzem o ICQ (serviço de mensagem instantânea usado por aproximadamente 45 milhoes de pessoas) e o Netscape, o segundo software mais vendido para navegaçao na Internet, com 36% de participaçao no mercado. O líder no segmento dos browsers é o Internet Explorer, da Microsoft, com 64%.

Os serviços da AOL estarao disponíveis a partir de quarta-feira para Sao Paulo e Rio. Na América Latina, o grupo Cisneros (Direct TV) tem 50% de participaçao na AOL.

Portal - Há pouco tempo, ZAZ uniu-se a outros provedores da América Latina e Europa para formar o Terra, um portal de acesso à rede. Dessa maneira o ZAZ está associado à Terra Networks, o novo nome da Telefônica Interativa. Terra Networks , segundo Sílvia, lidera o mercado hispano-português, com quase 860 mil assinantes. O provedor ZAZ foi comprado do grupo gaúcho de comunicaçao RBS pela Telefônica em junho. "Esperamos que o mercado da Internet no Brasil dobre de tamanho no próximo ano, atingindo 4 milhoes de assinantes", diz Sílvia.

Em 1999, a previsao de faturamento do ZAZ, incluídos os provedores franqueados, é de US$ 70 milhoes, quase o dobro de 1998. Os assinantes do ZAZ pagam, nos primeiros quatro meses, R$ 19,90, com acesso ilimitado. Depois desse período, o valor sobe para R$ 35,00.

Os grupos Folha e Abril detêm 87,5% do capital de UOL Inc. Os restantes 12,5% pertencem a um grupo de investidores liderados pelo Morgan Stanley. O UOL Internacional foi lançado na Argentina em outubro e é um portal, assim como serao portais o UOL no Chile, México, Venezuela e Colombia, que serao lançados até dezembro. Nenhum deles, por enquanto, provê acesso à Internet.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;