Economia Titulo
ONU: crise asiática é mais mais grave que o previsto
Do Diário do Grande ABC
08/04/1999 | 11:22
Compartilhar notícia


A crise econômica na Asia é responsável por males sociais mais profundos e longos do que o previsto, assinalou esta quinta-feira uma comissao da ONU em Bangcoc, que exigiu paralelamente uma reforma do sistema financeiro internacional.

Em seu balanço anual, a Comissao Econômica e Social da ONU para Asia-Pacífico (Escap) assinala um aumento espetacular do desemprego e da pobreza que acompanhou a recessao na regiao no ano passado.

Assim, na Indonésia, o índice de desemprego subiu de 4,7% em 1997 para 21,3% no ano passado, na Coréia do Sul de 2,6% para 7,7% e na Tailândia de 1,9% para 4,4%.

``A capacidade dos governos de reagir aos problemas sociais foi dificultada pela reduçao das arrecadaçoes e em certos casos as condiçoes dos planos de apoio (do FMI)', assinalou a comissao regional da ONU.

O informe pede uma reestruturaçao do setor financeiro dos países afetados pela crise e apela aos países desenvolvidos que assumam a responsabilidade de uma reforma do sistema econômico mundial, a fim de evitar outras crises. O texto preconiza em particular uma melhor supervisao dos fluxos de capitais.

A Comissao prevê uma recuperaçao ``suave' este ano, mas adverte que dependerá dos fatores regionais - entre eles a ``debilidade' da economia japonesa - e internacionais (uma possível crise na Europa e um possível freio do crescimento nos Estados Unidos).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;