Economia Titulo
Custo de vida da classe média sobe 0,17% em SP
Do Diário do Grande ABC
18/04/2000 | 15:20
Compartilhar notícia


O Indice de Custo de Vida da Classe Média (ICVM), na regiao metropolitana de Sao Paulo, em março, aumentou 0,17%. No acumulado do ano a taxa caiu para 5,97%, segundo pesquisa realizada pela Ordem dos Economistas da capital paulista.

A maior alta ficou por conta do grupo de transportes, que apresentou variaçao positiva de 1,63%. O crescimento, como mostra a ICVM, foi em conseqüência principalmente do aumento da gasolina (6,74%) e do custo de aquisiçao do veículo (2,28%). As tarifas dos transportes urbanos ficaram estáveis.

Segundo a análise, as despesas pessoais cresceram em média 0,36%, com destaque para a alta de 1,47% nos preços dos artigos de higiene e beleza. Habitaçao teve taxa positiva de 0,25%, sendo que as maiores altas neste setor ficaram por conta de telefonia (2,59%), artigos de limpeza (1,43%), gás encanado (1, 06%) e das despesas de condomínio (0,97%). Os aluguéis nao tiveram variaçao. Educaçao aumentou 0,09% Já os setores que registraram taxa negativa em março do ICVM foram: saúde (-0,11%) alimentaçao (-0,43%) e vestuário (-0,75%).

A queda verificada no grupo de alimentos, segundo a pesquisa foi em decorrência das variaçoes negativas dos preços da carne de frango (-7,31%), bovina (-2,67%) e suína (-4,73%). Já a taxa negativa de vestuário o motivo está sendo a chegada da coleçao outono-inverno às lojas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;