Memória Titulo MEMÓRIA
Para entender o Grande ABC dos anos 1940
Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
29/02/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


A Viagem Interrompida. A Aventura Comunista na Santo André da Década de 1940, de Eduardo Luiz Correia. São Paulo: Editora Anita Garibaldi; co-edição: Fundação Mauricio Grabois.

O professor e jornalista Eduardo Correia, ex-Diário, transforma em livro a sua dissertação de mestrado, apresentada na ECA-USP, em 2004, sob orientação do saudoso Octavio Ianni. E com o livro, oferece um perfil da vida política do Grande ABC na década de 1940, em especial, em momento de transição da própria vida social e política brasileira.

Tempo dos trabalhadores que pensavam numa nova perspectiva regional e nacional, no caso do Grande ABC tendo à frente personagens como o marceneiro Armando Mazzo, eleito mas não empossado prefeito de Santo André – seria o primeiro caso de um operário à frente de uma prefeitura no País.

Eduardo Correia escreve: “Em 1945, com o fim do Estado Novo de Getúlio Varas, iniciava-se no Brasil um processo de retomada da democracia, abrindo espaço para uma nova reestruturação partidária e a realização de eleições livres.”

Um livro acadêmico com linguagem jornalística. Essencial ao pesquisador, ao estudante, aos interessados em história e memória.
A Viagem Interrompida, de Eduardo Correia.

Lançamentos:

Em Santo André: 4 de março (sexta-feira), 19h, na Casa da Palavra - Praça do Carmo.
Em São Paulo: 28 de março, no Centro de Estudos Barão de Itararé.

Novas notícias de Antonio Queiroz dos Santos
Texto: Mirella Suraci Santos, arquiteta de Santo André

Antonio Queiroz dos Santos, esse personagem da história da cidade de Santo André, vem me fascinando já há alguns anos e por isso comecei a pesquisar sobre ele. Comecei meio sem querer e hoje posso dizer que descobri coisas interessantíssimas sobre esse personagem e sua família, mas ainda não terminei o trabalho.

Os pais dele eram Mathilde e João Queiroz dos Santos, ambos portugueses.
Antonio nasceu na cidade do Porto (Portugal) em 1834 e faleceu em Santo André no dia 21.06.1922, sendo sepultado no Cemitério da Consolação, em São Paulo.
Primeira esposa: Isabel Queiroz dos Santos, com quem teve os filhos Bernardino, Cândida, Antonio Filho (pai do Antonio Queiroz dos Santos Netto), Maria e Arthur.

Segunda esposa: Paulina Isabel Queiroz dos Santos com quem teve os filhos Mathilde e João (ambos morreram ainda crianças).
Ainda estou coletando dados e posso afirmar que as informações foram coletadas no Serviço Funerário de São Paulo, no Diário Oficial do Estado de São Paulo, vários jornais antigos, entre os quais o Correio Paulistano.

Sei que ele era de família pobre, vivia em São Paulo e trabalhou como empreiteiro nas obras da construção da ferrovia e não carteiro.

Ficou rico já no final do século 19 e adquiriu muitas terras aqui no Grande ABC. Teve várias empresas e foi dele o primeiro haras de criação de cavalos da região, que se chamava Haras Estação. Ocupou cargos de diretoria em diversas empresas, caso da Companhia Antarctica Paulista.

Apesar de manter residência na Capital, preferia ficar em Santo André, onde morreu, deixando uma grande fortuna.


União do Morro, 30 anos

E o União do Morro de Capuava, Santo André, fez a festa de confraternização dos seus 30 anos. Otaviano Crispiniano da Rocha, Tarzan, o atual presidente, acredita que mais de 800 pessoas participaram, numa festa que começou na tarde do sábado e rolou até de madrugada.

Houve futebol, pagode e comes e bebes. E a palavra de ordem foi: conseguir sede própria, ideia nascida em 1996, na gestão do prefeito Celso Daniel.

O União do Morro pretende desenvolver na sede atividades educacionais e esportivas voltadas a crianças e jovens.


Diário há 30 anos

Sexta-feira, 28 de fevereiro de 1986 - ano 28, nº 6070

Grande ABC – Região ainda possui áreas para atrair indústrias.

Futebol de Salão – Liga de São Caetano extinta por falta de filiados; Salvador Martins, o último presidente.

Futebol Internacional – Em amistoso realizado na tarde de ontem, a FEI de São Bernardo foi derrotada por 2 a 1 pelo National University da Califórnia, dos Estados Unidos. O jogo fez parte das comemorações pela inauguração do estádio de futebol da FEI, no bairro Assunção, e contou com bom público, que lotou as arquibancadas.

Cobertura: Fernando Pereira da Silva (texto), com fotos de Reinaldo Martins.


Em 29 de fevereiro de...

1916 – A guerra. Do noticiário do Estadão: “Na batalha do Verdun, os alemães tentam tomar a aldeia de Douamont, na França, sendo repelidos”.


Santos do dia

São Macário, cujo nome significa feliz, bem-aventurado (Armênia, século 11). Bispo de Antioquia. Ao renunciar, empreendeu uma peregrinação à Terra Santa. Morreu socorrendo vítimas da peste quando regressava a Antioquia, sua terra natal.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza
Hilaro
Hedviges da Polônia

Memória dá uma parada. Retornamos em abril, já pensando na Semana Santo André.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;