Setecidades Titulo Ensino Superior
Alunos da Fundação protestam no Paço

Estudantes e professores fazem ato contra dívida de R$ 54,6 milhões da instituição de ensino

Leonardo Santos
Especial para o Diário
25/02/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Alunos e professores da FSA (Fundação Santo André) protestaram ontem em frente ao Paço Municipal contra a dívida de R$ 54,6 milhões da instituição em débitos de Imposto de Renda, INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e endividamento bancário. Além disso, houve atraso no salário dos educadores, aumento abusivo nas mensalidades e corte das bolsas do Programa de Extensão Científica Sabina.

A equipe do Diário acompanhou a manifestação, que começou por volta das 11h e contou com cerca de 50 pessoas. Após o carro de som ser barrado pela segurança do Paço, o protesto seguiu para o início da Avenida Dom Pedro II, depois para a Perimetral e se encerrou na José Caballero.

A Prefeitura não recebeu os manifestantes. Na semana passada, o Executivo afirmou ao Diário que quer ajudar, mas não pode injetar dinheiro na instituição porque a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional afirma que o município só pode investir no Ensino Superior se der conta dos ensinos Fundamental e Infantil.

Ao ser barrada em espaço público, a professora de Pedagogia Marilena Nakano se indignou. “Viemos pacificamente e fomos impedidos de exercer um direito”, declara. “O carro de som não pode entrar, então nossa aula de cidadania será na rua.”

Bolsista da Sabina, o aluno de Biologia Leonardo Rezende, 21 anos, revela que sua sala de aula está cada vez mais vazia. “Muitas pessoas trancaram porque a bolsa foi cortada. É revoltante.”

Estudantes e professores da UFABC (Universidade Federal do ABC), Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e Universidade Metodista também estiveram no local para protestar contra os cortes do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) anunciados pelo presidente da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Carlos Nobre, que podem prejudicar mais de 45 mil bolsistas em todo o País. O coordenador institucional do Pibid da FSA, Roberto Sallai, afirma que a parceria é importante e dá forças ao movimento. “Esses cortes do governo federal vão prejudicar professores em formação no Brasil inteiro”, afirma.

O próximo protesto de alunos e professores da FSA está marcado para sábado, às 13h, na Rua Coronel Oliveira Lima, no Centro de Santo André. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;