Setecidades Titulo
Avenida dos Estados
está há 1 ano no caos
Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
14/10/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


O caos encontrado diariamente por motoristas que utilizam a Avenida dos Estados irá completar um ano na terça-feira. Além de a via estar parcialmente interditada por conta das obras particulares da Aquapolo - dutos que levarão água de reúso da Estação de Tratamento de Esgoto, na divisa de São Caetano com a Capital, até o Polo Petroquímico de Capuava, localizado entre Santo André e Mauá, as condições do asfalto nas pistas liberadas ao tráfego são péssimas, com ondulações e rachaduras.

Até agora, o prazo de conclusão das obras já foi adiado quatro vezes. Inicialmente, a Aquapolo havia prometido finalizar os serviços até abril. Agora, a empresa - formada pela Sabesp e Foz do Brasil - promete concluir até janeiro. A justificativa para o atraso foi o excesso de chuvas que atingiram a região.

Em agosto, as interdições na avenida chegaram ao total de sete quilômetros, e os motoristas levavam até três horas para ir ou voltar de São Paulo nos horários de pico. Atualmente, mais da metade dos pontos de bloqueio já foi liberada, mas as pistas fechadas ainda somam aproximadamente três quilômetros. São seis canteiros de obras ao longo da via, que é a principal ligação entre Mauá, Santo André e São Caetano com a Capital.

Inicialmente, a previsão era interditar no máximo dois quilômetros por vez. A Aquapolo justifica que, após estudos técnicos, chegou à conclusão de que os bloqueios pequenos seriam ainda mais prejudiciais aos motoristas.

Os pontos onde os motoristas ainda encontram mais dificuldades estão nos bairros andreenses Bangu e Jaçatuba, na pista sentido São Paulo. Nesses locais, ainda há interdição das duas faixas de rolamento da esquerda. No sentido oposto, a via tem condições melhores de trânsito.

A Aquapolo não informou quando irá finalizar o fechamento das valas, já que o prazo de janeiro é referente à conclusão total dos trabalhos, o que inclui o recapeamento asfáltico (leia mais na reportagem abaixo).

Quando pronto, o projeto vai gerar 1.000 litros de água de reúso por segundo. A estimativa é de que as petroquímicas economizem 1,6 bilhão de litros por mês. 

FUNDAÇÃO
Além da Avenida dos Estados, os transtornos causados pela instalação do aquaduto incomodam também moradores do bairro Fundação. em São Caetano. Na Rua Rio Branco, foi escavado poço de sete metros de diâmetro por oito de profundidade. Os canteiros de obras ao longo da rua impedem que os carros de passeio entrem e saiam das garagens de diversas residências. A cratera foi feita para dar acesso ao túnel para o assentamento de uma adutora. A Aquapolo informa que o buraco também será fechado dentro de 60 dias.

 

Recapeamento começa 2ª, garante empresa 

A Aquapolo informa que irá iniciar o recapeamento asfáltico da Avenida dos Estados na segunda-feira, a partir das 19h. Mas acrescenta que o início dos trabalhos de pavimentação será adiado em caso de condições climáticas desfavoráveis.

A empresa informa que, ao todo, irá recuperar as quatro faixas da marginal direita do Rio Tamanduateí, onde fica a pista sentido Capital. Serão cobertos nove quilômetros, entre a Avenida Presidente Artur da Costa e Silva e o Córrego Oratório, em Santo André. Também será recuperada a faixa da esquerda da avenida, no sentido Mauá, entre as ruas do Ouro e Felipe Camarão, em Santo André.

A Aquapolo garante que será responsável pela recuperação de 100% da extensão prevista das faixas 1 e 2 e 50% da faixa 3 na pista sentido Capital. Segundo a empresa, a Prefeitura de Santo André irá recuperar os outros 50% da faixa 3 e 100% da faixa 4 sentido São Paulo. A administração não confirma as informações. 

COMPENSAÇÕES
Segundo a Aquapolo, já foram iniciadas as contrapartidas por conta da obra em São Caetano. A empresa informa que está reformando um pronto-socorro, que será transformado em clínica de oftalmologia, oncologia e emergência. A Prefeitura não se manifestou sobre as compensações, informando apenas que "a obra está se desenvolvendo de acordo com o projetado e prazos estipulados".

Em Santo André, a empresa irá construir dois prédios, sendo um asilo para idosos e um espaço de atendimento. A obra deve começar ainda neste ano, mas não foi definido prazo. A Prefeitura não comentou a respeito das contrapartidas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;