Setecidades Titulo
S.Bernardo investe
contra enchentes
Bruna Gonçalves
Do Diário do Grande ABC
08/02/2011 | 07:29
Compartilhar notícia


A Prefeitura de São Bernardo planeja investir cerca de R$ 205 milhões em obras contra enchentes no Centro da cidade, mais precisamente na Rua Jurubatuba, uma das mais afetadas pelas inundações. A previsão é de que o serviço seja concluído em dois anos.

Mas isso não garante que a região ficará livre das inundações que a cada verão, como ocorreu pelo menos duas vezes neste ano, causam prejuízos e transtornos em áreas próximas à Jurubatuba, como Avenida Brigadeiro Faria Lima, Paço Municipal e Rua Marechal Deodoro.

Também está no planejamento o aporte de outros R$ 400 milhões, sendo esse valor do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal, para obras contra enchentes na região da Vila Vivaldi.

"O PAC tem um calendário, e a previsão de início das obras é até o meio do ano. Vamos realizar a licitação na segunda quinzena de março", afirma o secretário de Serviços Urbanos, José Cloves.

Segundo ele, as obras na Jurubatuva preveem a construção de galerias. "Será feita uma obra de drenagem para que nessa área possamos conter 100% das águas. Vamos acabar com as enchentes desta rua e minimizar a quantidade de água que chega até a Avenida Faria Lima. Mas isso não resolve o problema das enchentes em todo o Centro, já que teríamos de fazer outras obras, com mais recursos", ressalta.

No caso da região da Vila Vivaldi, o projeto contempla várias obras de microdrenagem que beneficiará também a Vila Helena e Jardim Orlandina. "A ideia é captar a água nesses bairros e levá-la para dois pequenos piscinões, com capacidade por volta de 10 mil a 20 mil metros cúbicos de água", afirma.

CANALIZAÇÃO
Para completar os investimentos contra enchentes nesta etapa, dois córregos - Capuava, no Demarchi, e Pindorama, no Jordanópolis - serão canalizados.

"Todas essas obras vão resultar em melhorias que os moradores vão ver nos próximos anos na cidade", afirma o secretário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;